Comoção e Vergonha

SEMPRE pensei que existiu um motivo de força maior que levou Bento 16 a renunciar ao papado. Recentemente o provável motivo apareceu. Segundo um relatório de 1.000 páginas, quando ainda era o Cardeal Joseph Ratzinger, não fez nada para afastar quatro clérigos suspeitos de abusos sexuais cont menores. É o que afirmou para o mundo todo os advogados do escritório Westfahl Wastl . Após o relatório vir a público, Bento 16, de 94 anos, expressou "comoção e vergonha" pela pedofilia na Igreja. A sua asssessoria disse que ele ainda não leu o relatório.

No geral o relatório denuncia o acobertamento sistemático de casos de violência contra menores entre 1945 e 2019. Há quatro anos um relatório revelou que pelo menos 3.677 crianças foram agredidas sexualmente desde 1946 por mais de mil clérigos alemães. A maioria deles não foi punida.

Quanto à Bento 16, lembro que ele foi um severo inquisidor do Vaticano, acusando religiosos que discordava da linha conservadora da Igreja. Foi ele, por exemplo, quem acusou Leonardo Boff. Que foi expulso da Igreja. Era duro com quem psava pensar diferente , mas era conivente acobedtando padres tarados. É muito triste. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/01/2022
Código do texto: T7436925
Classificação de conteúdo: seguro