Ajeitando a rodilha




Não sei se todos que irão ler esta página, se é que irão ler...hahaha!!! sabem o que significa uma rodilha.

Aqui no meu nordeste, uma rodilha é uma roda que fazemos com um pano para colocar sobre a cabeça a fim de carregar sobre a mesma alguma coisa tipo um pote, uma trouxa de roupas, uma moringa grande etc...Como vocês podem perceber, a rodilha serve para amortecer o peso daquilo que você transporta na sua cabeça ou, como alguns querem crer, para proteger a cabeça.
De qualquer maneira, ela é e sempre será uma rodilha!

Este preâmbulo se fez necessário para que vocês compreendam o que vou narrar a partir de agora.

Hoje, quando eu me dirigia ao   trabalho, lá pelas 6:30 da matina, a cidade já estava vestida em tons coloridos de matizes suaves antevendo um dia ensolarado e cheio de calor.Encontrei quase que as mesmas pessoas que encontro no meu dia-a-dia. A moça dos gatos no calçadão, com os seus sete gatos espalhados buscando uma réstea de sol para tornar mais forte o esqueleto. Alguns em atitude meditativa,contemplando o vai e vem de nós outros e, quem sabe, imaginando-se integrados na nossa labuta.

Mais adiante um cão solto, pastor alemão, negro e muito bonito.
Parei e recuei.Vozes em uníssono me asseguravam ser um cão manso.Duvidei e falei: - que nada !!...tem dentes, abriu e fechou a boca...Crau!! Contornei a situação e fui em frente. Cruzei pessoas, pombos em busca de alimentos, filas de pacientes em busca do atendimento...Desloquei-me com mais energia, o tempo urgia.

Eis que me deparo com uma figura singular.Sexo masculino, cor branca avermelhada,olhos esbugalhados,cabelos eriçados de um tom acobreado, sobrancelhas eriçadas como se estivessem assustadas.Olhou-me com os olhos injetados, assustados.Olhos da noite,pensei!Tive um ímpeto de apertar-lhe a mão e desejar-lhe um dia lindo.Olhei fixamente para ele. Um homem minúsculo, com inusitadas características.Um homem que se propunha carregar o seu ganha-pão(?) na cabeça,em cima de uma rodilha, coisa que é feita na maioria das vezes por mulheres.Ao seu lado uma bacia contendo...???Mãos ágeis enrodilhavam uma toalha para ser colocada no topo da cabeça e, em seguida, a bacia...creio eu!

Mirei no fundo dos seus olhos enquanto ele ajeitava a sua rodilha e falei com carinho: - Bom dia!
Vi aflorar um sorriso nos seus lábios e uma sutil resposta...bom dia!
               Segui feliz......







Uma noite mágica para todos.PAZ!

Imagem do site google

http://www.ranchodesilvalde.pt/trajes.html