País do Descaso

O rasgão no peito não é saudade, nem é tristeza de amor perdido e sim, desassossego em frente a um mundo envelhecido e caótico. Essa situação me incomoda e invade minha alma.  Crava uma seta no peito. É o cachorro guenzo que passa rasgando o lixo, são os meninos barrigudos sentados nas pontes, as mulheres de tetas grandes, de ancas largas que ficam em frente às praças com os meninos das vizinhas pedido um trocado.Meninos alugados, crianças sem futuro. Onde pretendemos chegar?

Dá tristeza de se ver a dor que doí no peito dessa gente, A dor que ninguém quer ver.

Meninos das favelas próximos dos condomínios passam todos os dias a dizerem: moça, moça

Jogue um pão, uma roupa velha, o resto que você não quer. A dor vem bem fininha, Intala no gogumilo e embaralha as retinas. É comum vermos meninas bem pequeninas dançando nos semáfaros,  elas falam: agora vou me sentar, descansar do meu trabalho. Que trabalho, minha gente? A dor vai aumentando,  Se localiza na barriga, fica debaixo das tripas e mata a fome sentida. Quer ver a dor aumentar de apertar o coração, é ver os meninos nas rodovias fechando os buracos que as estradas silenciam.

Ninguém quer saber de nada, o jogo de interesse que existe por trás das máscaras é intenso. Não ver a miséria alhei é uma constante de um país tão bonito. Isso sem falar no trabalho escravo que até hoje existe. Quer ver rasgar de vez, o ego, o brilho nosso?

É levar um filho sofrendo com uma simples torção nos hospitais da cidade não ter amor, não obter atendimento,

Não há vagas, não tem médicos. Vá pra li, vá pra lá  e você viaja a cidade inteirinha gastando as economias pra depois de quase um dia um lhe dar a regalia do tal atendimento ou dizer volte daqui a um mês. A revolta é tanta que as cidades são carimbadas com rabiscos na maioria dos seus edifícios. Para o turismo locais bem estruturados,  com seus prédios coloridos , seus arranha-céus no Cais de Santa Estelista por exemplo. Só que não se pode colocar pra debaixo do tapete os sérios problemas sociais existentes. Até o saneamento básico está sem uma resolução.  Terra amada, Independência ou Morte.