O SENTIDO DA VIDA

 

                Em um remoto tempo, cri que a vida era apenas para ser vivida e nada mais. No Entanto, com o passar dos anos fui entendendo que a vida esconde lá os seus segredos e os seus vastos ensinamentos... A primeira lição que experimentei na vida foi o amor. Ah, esse amor que toda adolescente se deixa sonhar com o príncipe encantado... como nós, meninas somos tão bobinhas a ponto de crer numa coisa dessas e por tanto tempo em nossas vidas... somente os românticos pensam desta maneira e cá para nós, somos as quem mais sofre por pensar e querer que a vida nos dê esse valioso presente. Mas, como disse, nem sempre cri que o príncipe encantado fosse aparecer, afinal todo sonho se esvai com a desilusão que o amor mal correspondido te oferece... e foi assim, com minha vida também, me desiludi totalmente de corpo e alma pelo amor a dois, pelo menos durante alguns anos em minha jornada.

 

          Há certas pessoas que se entregam tão profundamente em relacionamentos que com o passar dos atos e fatos, não percebem o quão fundo mergulham e quando olham para cima percebem a fraqueza de enfrentar a si mesmo, de querer uma vida diferente, uma nova história, outras vontades... e assim, vamos deixando até o desgaste total nos ferir a ponto de nos deixar à deriva de nós mesmos... Isso também ocorreu comigo. E não foi nada fácil sair desse “loop” e vez ou outra tenho pesadelos. Talvez a vida me brinde com um amor diferente, sem mentiras, sem mágoas, pensava..., mas logo desistia de tentar.

 

          Assim, se passaram doze anos incompletos até eu rebelar contra a minha própria covardia moral. Decidi que enfrentaria o mundo externo, sairia então da masmorra psíquica a qual eu mesma me coloquei e abri novamente as portas do meu coração na intenção de deixar alguma brisa passar e me trouxesse algum alento para os meus desencantos.  Não encontrei de pronto, mas, encontrei na poesia a chave para abrir as algemas que eu as mantinha cerradas em minha alma durante muito tempo. E desde então, tenho a poesia como minha fiel conselheira onde em momentos de inquietude ela me transforma, me tranquiliza e me dá as repostas para as minhas incógnitas. Com a poesia, conheci o amor em palavras em versos, em sonetos, em cordéis. Com a poesia conheci poetas que me encantaram com suas rimas e me ensinaram como é difícil amar e ser amada. Mas o mais importante é que aprendi a ser eu mesma, a gostar de mim, me valorizar como pessoa independente do que sou e fui capaz de ser no passado. O passado, meu pior inimigo, deixo para trás todos os dias de minha vida. É uma luta diária para que eu o mantenha o mais distante de mim.

 

          Aos cinquenta e cinco anos, entendo que é para mim a poesia o que mais faz sentido na minha vida, pois, com ela fica mais fácil seguir mesmo que as pedras ainda insistem em machucar os meus cansados pés.

 

(Simone Medeiros)

 

Simone Medeiros
Enviado por Simone Medeiros em 01/02/2022
Reeditado em 01/02/2022
Código do texto: T7442385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.