O ACUDE

MEMORIAS DE UN BAIRRO CHAMADO AÇUDE

Você morador do açude sabe que o Seu bairro já foi de fato um açude e que teve até jacaré?

Pois é, teve mesmo e como ali dava peixe,tantos peixes que quando o Sr Bernardo o esvaziava,vinha muita gente de longe pescar traíras, caras,bagres e até piaus.

Era uma festa quando se esvaziava o açude, principalmente pra garotada que com lama até a cintura,se aventurava arriscando ser tragada por toda aquela lama.

Estava eu ali em um daqueles dias, quando avistei serpenteando na lama uma vistosa traíra. Eu, um péssimo pescador que sempre fui, vi ali a chance de ser adimirado por pegar aquele peixão.

Isso quase me custou a vida, quando saltei em cima do bicho e me vi de repente com lama até o pescoço e afundando .

SE não fosse uma mão salvadora,acho que do meu amigo de travessuras o Carlin fumo, eu teria ido pro beleleu.

Um dia avistaram ali um tremendo jacaré e foi outro alvoroço,todos queriam ver o Saurio

e eu agora imagino^

E se fosse hoje, certamente estaria nas redes sociais, com certeza.

Houve ali naquelas aguas uma morte muito comentada, dizia se que um marinheiro vindo do Rio de Janeiro,se afogou, encontraram o Seu corpo preso em uns bambus submersos próximo ao paredão.

Mesmo com todos estes perigos, a garotada acompanhava os mais velhos, o Carijo,o Joao Corro e outros pra nadar ali nas noites de lua cheia, e foi em uma noite assim que eu e o Toninho galo cego tivemos que aprender a nadar, pois fomos atirados la do paredão, que devia ter uns cinco metros de altura e fomos retirados na hora H pelo Carijo, que se jogou nas aquas pra nos resgatar.

Vocês devem estar perguntando se nos não tínhamos pais ?

EU respondo;

Sim, mas eles pensavam que estávamos quietinhos na casa dos vizinhos, como na casa da saudosa D Yracy que além de nos contar belas histórias e causos, no fogão a lenha ela assava um milho delicioso que devorava mos antes de sairmos a aprontar juntamente com o Lili d o perereca que junto com seu irmão mais velho o Carijo,que era o nosso ídolo porque ele era o craque do Flamenguinho, um timaço na época e que até hoje existe no nosso bairro.

Eu e meu amigo inseparável, o Carlin fumo e o Pc também vivemos grandes aventuras no açude, como no dia que quase soltei os peixes que havíamos pescado e o Pc ficou uma fera.

Tinha ainda uma dupla de valentões, que nós adorávamos, o Joel e o Valdeci que viviam se metendo em confusões, principalmente, lá embaixo da Figueira próximo a Barraca, um comércio que o meu pai, o Seu Bené, possuía ali.

Sob a sombra daquela frondosa figueira, os malandros da época,como o Zé burunga,o Juvenil, o Leitoa o Bororo Joao Careca e muitos outros jogavam ronda até tarde, a menos que a polícia desse uma batida, mas não conseguia prender ninguém, pois o bando se dispersava rapidamente, ao menor sinal de perigo.

Por falar no Bororo, vocês acreditam que ele brigando com o João Careca deu um tiro no próprio pé ?

Tinha também o Maninho pintor que fazia letreiros muito bem feitos e ninguem o superava na sua arte.

Mas voltemos a falar do açude que se tornou mais tarde o Bairro do Açude.

Um dia vieram os tratores e o aterraram e logo aquelas casinhas e barracos que ali existiam,onde moravam os primeiros moradores, como o Seu Zé Carioca, Seu Nelson boneca o Bernardo e outros cujo nome não me lembro.

Havia ao lado do açude na época, um pequeno comércio que tinha um nome curioso:

Lá Tem Cá, uma pequena birosca que ali havia.

Voce acabou de conhecer um pouco da história do nosso bairro.

Se você se lembrar de um fato relevante, me ajude a escrever esta história.

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 01/02/2022
Código do texto: T7442510
Classificação de conteúdo: seguro