LIBERTANDO-SE DAS EXPECTATIVAS

Desde a infância, sempre fui a pessoa que tinha muitas expectativas sobre todo mundo. Que esperava das pessoas um determinado padrão de comportamento, e, consequentemente, na maioria das vezes me frustrava. Esperei que as pessoas nunca magoassem meus sentimentos. Que os amigos da escola sempre me achassem legal, e que os professores sempre me elogiassem. Esse comportamento teve como consequência uma enorme dificuldade de socialização com as pessoas. Perdi pessoas que eu tinha muita estima, por causa da minha dificuldade do perdão e de não conseguir enxergar que a natureza humana que é cheia de contradições e imperfeições.

Não pense, caro leitor, que essas expectativas não trazem sofrimento a quem as transporta, pois, também carrego várias expectativas sobre mim. Não me permito explodir de raiva, expressar meus pensamentos em momentos de discussão. Exijo uma perfeição nas atividades em que vou realizar, seja canto, escrita ou outra coisa. E esse nível de perfeição é tão inalcançável, que na maioria das vezes eu desisto no meio do caminho.

A pessoa que vive de expectativas não tem uma vida plena, tranquila. Ela sempre contempla o raiar do dia insatisfeita, pensando que ele poderia ser mais luminoso. Observa o céu noturno pensando que ele poderia ser mais estrelado. Vive sua vida, pensando que ela poderia ser outra. Ela não vive, apenas sobrevive, esperando um padrão de acontecimentos que nunca pode acontecer.

Padre Zezinho, na letra “Canção dos Imperfeitos” diz: Não sou santo nem sou anjo e nem demônio eu sou só eu. Imperfeito, insatisfeito, mas feliz, aqui vou eu. Eu sou contradição, eu sou imperfeição, só Deus é coerente. Medito essas palavras como uma lição para mim e para as outras pessoas ao meu redor.

Hoje tento me curar desse posto de eternas expectativas. Procuro saber dos meus limites, dar o melhor de mim nas atividades em que me proponho fazer, no entanto, sempre tendo a certeza que sou um ser humano imperfeito, cheio de falhas. Procuro ver a beleza da vida nas pequenas coisas, na família que tenho, nas pessoas que me amam. Depois desta pandemia mundial do corona vírus, que ceifou tantas vidas e acabou com tantos sonhos, procuro viver a vida da melhor maneira possível, sabendo que o dom da vida é belo e único.

E você querido leitor, qual é a sua relação com as expectativas?

Viviane maria
Enviado por Viviane maria em 02/02/2022
Código do texto: T7442823
Classificação de conteúdo: seguro