(As mew mews: Lettuce (golfinho), Pudding (macaco), Ichigo (gata), Mint (azulão) e Zakuro (loba).

Tóquio Mew Mew: Sailor Moon para crianças

A franquia Tóquio Mew Mew, ou no original japonês Tokyo Mew Mew, é uma divertidíssima série em mangá criada em 2000 pelas desenhistas Reiko Yoshida e Mia Ikumi e que em seguida foi lançada também na televisão, como seriado de animação.
É como uma versão infantilizada de Sailor Moon. De fato, para gostar de Tokyo Mew Mew é importante já apreciar histórias infantis.
O esquema é muito semelhante ao de Sailor Moon. Cinco garotas adolescentes são chamadas a uma missão importantíssima, a de salvar o mundo de uma terrível ameaça global. Momomiya Ichigo, a principal (equivalente a Usagi Tsukino na série Sailor Moon), é acompanhada por Mint, Lettuce, Pudding e Zakuro. Aliás Pudding é uma excessão, ainda não chegou à adolescência. Cada uma tem personalidade diferente, mas completam-se mutuamente.
A trama apresenta algumas diferenças. Em Sailor Moon as ameaças são demoníacas, espirituais, então os poderes das "sailors" também são espirituais. Elas se reúnem no Templo Ikawa, xintoista, do avô de Hino Rei, a Sailor Marte. Já as "mew mews" usam como ponto de encontro uma lanchonete. Em vez de entidades do mal os adversários são alienígenas descendentes de primitivos habitantes da Terra que abandonaram nosso mundo em tempos imemoriais mas querem retornar, e para isso transformam animais terrestres em quimeras (monstros) que usam como armas de ataque. As mew mews têm a capacidade de restaurar esses animais.
Como as sailors elas se transformam, havendo toda uma coreografia de transformação possibilitada por seus broches. E se as sailors (Moon, Mercúrio, Marte, Júpiter e Vênus) são ligadas aos planetas, as mew mews se relacionam com animais. A Ichigo por exemplo na transformação chega a ganhar orelhas e cauda de gata.
Toquio Mew Mew é de morrer de rir, tão engraçadas são as heroínas. Os enredos são claramente pueris, sem a densidade de Sailor Moon, mas a idéia básica de heroínas idealistas que estão dispostas a arriscar suas vidas e se estimam mutuamente, e que exercem função protetora para com a humanidade e a natureza, está presente. Não existe uma espiritualidade intensa como em Sailor Moon, já que Tokyo Mew Mew é uma série infantil (Sailor Moon é multi-etária), mas vale notar que a personagem Zakuro, a mais centrada do grupo,
 porta uma cruz no peito e seu bastão de poder também tem essa figura.
Série recomendável, uma das alternativas aos super-herois violentos e cínicos da atualidade.


Momomiya Ichigo, a Sailor Moon para crianças.