O HOMEM QUE CALCULAVA

LUIZ LEITÃO, O HOMEM QUE CALCULAVA

Nelson Marzullo Tangerini

Deixei para esta crônica o soneto “Operações do amor”, de Luiz Leitão, republicado, por Nestor Tangerini, na p. 6 da edição de dezembro de 1947 da revista O Espeto.

É um soneto matematicamente correto, publicado no livro “Vida apertada”, do “parisiense”, que Tangerini guardou durante toda a vida, como lembrança de seu grande amigo do Café Paris.

Vamos, pois, ao soneto:

“OPERAÇÕES DO AMOR

Quando somos solteiros, seduzimos,

perversamente as moças enganamos,

e as tolinhas a quem amar fingimos,

são tantas, tantas, tantas, que 'somamos'.

Quando noivos, porém, depois ficamos,

e levamos a sério o que sentimos,

as mentiras de amor, que então pregamos,

muito instintivamente ‘diminuímos’...

Quando casados, com fervor gozamos

da esposa amada os dedicados mimos,

a ventura e o prazer ‘multiplicamos’.

E, quando somos pais, enfim, sorrimos:

numa vida feliz, que desfrutamos,

a amizade entre filhos ‘dividimos’”.

O livro de sonetos em questão foi publicado, como sabemos, em 1926. 12 anos antes, portanto, da publicação de “O homem que calculava” (1938), de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza, professor, pedagogo, conferencista, matemático e escritor do Modernismo brasileiro. Através de seus romances infanto-juvenis, foi um dos maiores divulgadores da matemática.

Malba Tahan nasceu no Rio de Janeiro, DF, a 6 de maio de 1895. Faleceu a 18 de junho de 1974, em Recife, Pernambuco, onde foi membro da Academia Pernambucana de Letras.

Como se vê, o poeta niteroiense já estava envolvido, em pensamentos, com as 4 operações da Matemática.

Relembrando mais uma vez: a última parceria da dupla Nestor Tangerini – Luiz Leitão foi a peça “Tudo pelo Brasil”, encenada, em 1933, no Teatro João Caetano. Sucesso absoluto, a peça foi destaque em vários jornais do antigo Distrito Federal, a cidade do Rio de Janeiro.

Trocar passes com o amigo, em 1947, teria sido uma nova forma de parceria literária?

Nelson Marzullo Tangerini
Enviado por Nelson Marzullo Tangerini em 03/02/2022
Reeditado em 03/02/2022
Código do texto: T7443675
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.