EM QUEM VOTAR?

A cada dois anos somos obrigados por lei a eleger as pessoas que irão gerir os destinos da nação com todas as consequências quer boas ou más, tanto nas quatro instâncias do legislativo (vereador, deputado estadual, deputado federal e senador), quanto nas três do executivo (prefeito, governador de estado e presidente da república).

Na maior parte das vezes, somos surpreendidos pelas mudanças nos posicionamentos, falas e comportamentos daqueles que elegemos acreditando que havia sintonia entre a nossa maneira de pensar e o que cada um deles aparentava ser.

Existe um paradigma na política de que, não importa a vida pregressa dos eleitos, uma vez lá dentro, o sistema os corromperá. Quem não aceita participar dos esquemas fraudulentos fica sem vez e sem voz, escanteado pelos demais que não apoiam quaisquer requerimentos ou proposições que ele tente pautar por ser componente do baixo-clero nos parlamentos municipais, estaduais ou federal.

Temos registrados mais de trinta partidos políticos, que em verdade, não representam nenhuma ideologia.

São grupos criados exclusivamente para repartir o indecente fundo partidário e, a cada eleição, o fundo eleitoral.

Existe até uma figura que sai do limbo a cada quatro anos e se lança candidata a qualquer cargo apenas para amealhar para si parte do dinheiro, pois nem em seu reduto eleitoral consegue votação expressiva...

Claro que isso precisa mudar. Para tanto precisamos não votar em pessoas, mas nas ideias que elas defendem.

Analisar a viabilidade das propostas de cada partido independentemente das caras que tenham os seus indicados e no intervalo entre as eleições cobrar a execução daquilo que foi combinado.

Democracia se faz aos poucos, eliminando os erros cometidos, cobrando ações benéficas para todos e principalmente, cumprindo e fazendo cumprir as leis que devem refletir os anseios da maioria da população.

Demanda tempo, paciência, perseverança e vigilância constantes, mas só assim eliminaremos da vida pública os maus políticos, os oportunistas e os bandidos travestidos de salvadores da pátria.