Fake News

Com a inevitável, mas benvinda, chegada da tecnologia digital, a qual veio na bagagem da internet, advinda da Rede Mundial de Computadores e com a veloz transformação dos celulares em smartphones, que se espalhou por todo o planeta feito pandemia, obrigando a todos se conectarem, a ponto de um celular hoje ser mais importante do que nossos documentos pessoais, para não pararem no tempo, perdendo, inclusive, uma série de benefícios já em uso nos aparelhos, em forma de aplicativos. Ou seja, tudo está nas palmas das mãos. Quem ignorar os avanços tecnológicos estará, irremediavelmente, fora do mundo. Simplesmente não existirá mais como pessoa física, como membro da sociedade. No popular: Estará no mato sem cachorro. Hoje, tudo se faz pelo celular. Para o que você imaginar já criaram um app. Não há como escapar deste objeto obrigatório nas 24 horas de cada dia.

Uma dependência absoluta e não há cura ou tratamento eficaz que seja capaz de nos livrar desse vício legal.

Mas, tudo tem seu lado obscuro e nesse caso, o mais preocupante e perigoso é um inimigo oculto e incontrolável que surgiu com as Redes Sociais, as páginas dos provedores de e-mails e os sites, aonde estão armazenadas todas as informações e respostas do mundo, inclusive, as nossas pessoais. Com isso, os inimigos do bom senso criaram as Fake News, traduzida por notícias falsas. Há uma enorme quantidade de pessoas, equipes ou grupos formados, exclusivamente, para criar e divulgar falsas informações, as quais, na sua maioria - quase totalidade – enganam e induzem as pessoas. A maioria dessas notícias causam grandes prejuízos a pessoas físicas, autoridades e empresas, quando se trata de assuntos graves ou preocupantes, tais como: Saúde, política, aposentadoria, segurança pública, entre tantos. Exemplificando: Os temas Saúde e política, são os mais difundidos diariamente, em todo o país, causando uma avalanche de Fake News, divulgando notícias e opiniões que chegam a confundir até ‘experts’ nos assuntos abordados.

A coisa está tão fora de controle que já surgiram empresas oferecendo a checagem dos fatos e suas veracidades.

Estamos vivendo momentos assim, atualmente. Além de falsas notícias, essas informações – na sua grande maioria – vêm com o propósito de ofender, denegrir e execrar publicamente pessoas ou empresas. Às vezes por uma fala desconexa ou um termo que chocou alguns, seus autores são massacrados publicamente. Com isso, influenciando uma legião de seguidores que, por sua vez, compartilham sem a preocupação de checar os fatos.

Temos, também, os que são contra as opiniões divergentes daqueles que se julgam politicamente corretos...

Outrossim, ainda surgiram uma infinidade de golpes contra as instituições financeiras e a população. Tudo veio de roldão, a um simples clicar de botão. Ah, para que botões, agora é tudo no ‘touchscreen’. Um simples e leve toque na telinha e o mundo estará em suas mãos.

Tempos modernos e difíceis, em todos os aspectos. E o Futuro ainda nem despontou no horizonte.