Lá estava o Pedro, depois do décimo quinto "vira-vira". Toda vez que a família se junta para a festa, algum perrengue chique vem dar trono para um rei ou rainha. Da última vez foi a prima do Norte que dizia ter encontrado na piscina o seu grande amor. Tudo bem que aquela boia era rosa, mas pra ser boto, demoraria bastante. Ela pulou, certa de que cairia nos braços da paixão, mas foi o susto que a fez voltar a cena: a boia estourou e ela afogou. Junto com ela, as mágoas também se afogaram nos braços do segurança da casa de festas. Prometeu nunca mais beber, mas está nesse segundo descendo até o chão com o animador de festa com a máscara de La Casa de Papel. Convenhamos, toda casa de papel um dia cai.

Mas lá estava o Pedro, depois do terceiro copo da famosa "Romaria", ninguém é Santo. Que o diga Pedro. Do lado de fora do salão há um jardim imenso rodeado de vasos florais naturais, além de uma paisagem verde de encher os olhos sobre a belea estética da natureza. Como se não houvesse amanhã, a competição do "vira-vira" não assustava o Pedro: - Já estou vacinado! Se nem covid me pegou até hoje, pinga é que não vai! Ele estava certo de que seu organismo estava intacto e não o faria dar vexame. Bem, a grande tônica da vida reside em acreditar que podemos tudo, o coaching não me deixa mentir, mas há casos e casos. E eu não poderia fechar os olhos praquele. Se a dignidade tem alça, a bolsa de Pedro perdeu. Ao longe era possível vê-lo se ajoelhando em casa vaso e fazendo reverências, logo depois, beijava as folhas e agradecia. A cena seria imperceptível, se não fossem os 300 convidados que o apontavam de dentro do salão. Não posso permitir tamanha ousadia do povo então restou-me ir até ele para recolher os cacos de cara no chão. Mal sabia que encontraria um galanteador a repetir com ternura -Verde que te quero verde", me honra com essa dança? Eu ri. mas com respeito. Digndade é algo que devia vender em farmácia. Homem chorando porque o mato não responde não parece cena de comédia? Mas Pedro, Pedro, porque insiste nessa romaria? - Vou dar um tempinho pra ver se para? - Está falando da bebida? - Não, das plantas. Mas não preocupa não, de hoje pra trás eu parei de beber. Olhei pra ele e estava sorrindo, feliz. Ajudei-o a levantar e fui apresentando novas flores. Quer saber? Mais vale um riso encantado do que um verde desbotado. Que pinga boa, ou, ou, ou. Que pinga boa. Pedro amando a lavoura, só eu no caminho da solidão... (parei)

Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 08/02/2022
Código do texto: T7447587
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.