LA NA RADIO

BININDITO GORONANTE EM:

A HERANÇA MALDITA

O telefone da radio toca e eu atendo:

_Programa Semeando com Jesus, boa tarde.

_Alo, e o so Anesio Sirva?

Pela voz e pelo sotaque eu percebo que e o meu amigo e ouvinte Binindito Goronante.

-Boa tarde irmão pode falar.O que deseja?

-oia so Anesio Sirva, la na minha iscola dinoiti, u professo falo qui nois brasileru, recebeu uma irança dus purtugueis. Issu la e veldadi?

Eli tomem dissi qui essa tar di irança e mardita.

Uai, por cas di que?

_Bem, amigo ele deve estar falando da cultura brasileira,herdada dos Portugueses que transformamos no geitinho brasileiro.

_Qui geitim brasilero qui nada, eli dissi qui nos samu disonestu i vivemo robano uns dus otro.

_Nao amigo, nao e isso: Ele quer dizer que esta mania que nos temos de levar vantagens sobre as pessoas , a famosa lei do Gerson esta errada.

Quer um exemplo?

- Manda ai, so Anesio Sirva.

_Quando voce vende o seu voto, ou troca por uns tijolos ou telhas, voce e tao corrupto quanto o politico que te comprou por essa ninharia para ele.

Quer outro exemplo?

Quando somos multados e subornamos o guarda, esta acontecendo o encontro do corrupto e do corruptor e por ai vai.

Mais antao, Qua'le esta tar di inrança, qui nois ganho?l

-Entao irmao, eu acabei de falar.E esta mania de querer ser esperto,burlar a lei e ainda cobrar quando a lei nao e cumprida.

-Antao u professo ta falando qui nois aprendemu a se ladrao c'os purtugueis?

_Sim . Ele deve ter lhe falado que os Portugueses que vieram para o Brasil naquela época eram pessoas de ma reputação. e vieram cumprir pena aqui no Brasil

-U que so Anesiu sirva?

Espera ai nao diga o que esta pensando, eu explico:

Eles eram pessoas mas que foram expulsas, foram degredados e vieram cumprir pena aqui no Brasil.

-Eis foi u que? disgramado?

_Deixa pra la, e melhor parar por aqui.

ANESIO SILVA
Enviado por ANESIO SILVA em 11/02/2022
Código do texto: T7450028
Classificação de conteúdo: seguro