O futuro do futuro

Bem, caso seu mundo seja maravilhoso, com passarinhos, pessoas felizes, tudo está no lugar certo e você mesmo assim, ainda crê que este possa melhorar. Atenção, você pode ser um lunático. Provavelmente não esteja só nele, é o lado bom da coisa. Existem outras pessoas com os pés firmes nas nuvens.

Entretanto, caso o Brasil certo, seja este dos jornais e suas manchetes absurdas. Isto torna-o uma pessoa com os pés no chão. Possivelmente, nunca sofrerá com a tirania que menos favorecidos sofrem todo dia, estilo: uma criança passando fome, alguém morrendo em um posto de saúde, ou unidade de atendimento do governo, onde sempre está com falta de profissionais, maca, ambulância e outros.

Se você achar normal estas situações, ou não faz nada para mudar o atual quadro, haja vista que, estudou, trabalhou muito e rotula menos afortunados como infelizes, por não terem uma boa família, educação, até porque não correram atrás com mais firmeza como você fez. "Mermão", a culpa não é totalmente destas pessoas. Há muitos menos favorecidos que precisam ser ajudadas.

Então, trocar de carro todo ano, construir uma piscina com aquecedor, morar num bairro chique, gastar grana com uma etiqueta famosa. Não são atitudes que acresçam a vida em sociedade.

Já ouviu esta do insular Cortella, quer "ficar no mundo por mais tempo, faça algo para ser lembrado e relembrado". O carro novo, o bairro chique são passageiros, um dia o carro fica velho, ou a roupa se decompõem. Contudo, fazer algo que fique gravado na sociedade, pode durar por décadas, séculos. Isto sim é algo nobre e fará seu nome, sua atitude, valer sua passagem pelo que fez, não pelo que usou.

Experimente, vá a um aterro sanitário (lixão) e perceba, há pessoas que sobrevivem com "restos". Existem crianças vítimas de uma sociedade que valoriza apenas "etiquetas e status". Entretanto, o importante é outra coisa. O futuro daquela criança que sobrevive nos restos. Esta, um dia pode não ser um pai (mãe) de família, médico, empresário, assistente social ou ter outra profissão digna, pois não teve a oportunidade de estudar. Ser um cidadão mais culto, não depende exclusivamente só de sí.

Sempre podemos fazer um pouco mais, além daquilo que nos esforçamos para ajudar quem precisa.

Há como mudar a sorte destes desafortunados. Talvez seja muito difícil em relação à pessoas mais velhas. Estas, acostumaram-se aos açoites da vida, mesmo assim tentar ajudar é um algo que não podemos deixar de fazer. Entretanto, "adubar" nosso futuro, é mais fácil e está ao alcance de todos.

Experimente, na primeira oportunidade que puder, compre um livro e dê a uma criança, pode ser um gibi, um livro sobre a branca de neve, lobo mal, são muitos títulos que alimentam as ilusões destes pequenos. Crescendo, com o gosto por leituras, ora ou outra o "futuro" começa a perceber que ler, adquirir cultura faz bem e os livros mudaram de teor. Deste modo, aquela criança um dia saberá que, "pode ser alguém na vida". Estudando mais, se esforçando para alcançar objetivos e isto, dá as pessoas sonhos de uma vida melhor.

Adote um aluno, dê ao futuro das esquinas que vendem água ou pedem esmolas, uma pasta, lápis, borracha, tênis, um uniforme.

Matricule o futuro do país, para que este sonho um dia seja a realidade da nação.

Em um Brasil mais culto, todos ganham com isto. Assim sendo, cada um fazendo sua parte, todos seremos beneficiados. Pessoas mais preocupadas com a sociedade, não apenas com umbigo, geram uma corrente do bem. Logo, o futuro do futuro (que espelha está grandeza), seus netos transformarão este capenga país, no impávido colosso almejado há séculos, no "hino mais bonito do mundo".

Afinal, o filho teu não foge à luta, basta que nos ergamos a justiça...,

...ó pátria amada Brasil...

O escritor do lago

Blog, Instagram: UtopiaxRealidade ( Nascendo um mundo melhor)

Paulo Cesar Santos
Enviado por Paulo Cesar Santos em 13/02/2022
Código do texto: T7451250
Classificação de conteúdo: seguro