Forte Futebol - A voz dos emergentes da bola?

Nesta quarta (16), dez clubes da Série A se reuniram: América (MG), Atlético (GO), Athletico (PR), Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude. Seria o 'Forte Futebol' uma forma de equilibrar a balança dos direitos de transmissões da competições nacionais, principalmente o Brasileirão, já que detém 50% dos jogos 190 partidas da competição? Onde estariam os poderosos Flamengo, Palmeiras, Atlético MG, Corinthians, Botafogo, Fluminense, Santos, São Paulo e Internacional?

Sem contar que ainda tem clubes da Série B que estão fora: Grêmio, Vasco, Bahia e Sport (PE). A iniciativa queria que as decisões do novo grupo aberto fosse tomada de forma justa e democrática e que todos fossem beneficiados de forma igual. Já existiu um Clube dos 13 no Brasil, já tentou se formar uma Liga paralela a CBF. Porém nada ainda vingou de forma oficial. Nós do Nordeste e algumas equipes do Sul e Sudeste somos preteridos na representatividade da mídia monopolista que só fala de alguns times, enquanto os outros só se lembram deles quando vão pegar um dos grandes. Seria a hora da corda ser puxada mais para o nosso lado. Já que o futebol brasileiro tem a hegemonia na América do Sul. O garoto cresce sonhando em ver seu time do coração ser falado na imprensa, mas sempre falam dos clubes mais ricos. Antes existia a desculpa de que a TV só mostrava jogos no Maracanã ou Morumbi. Mas hoje em dia os streamings mostram vários torneios e por isso as equipes menores podem crescer sim e almejar uma fatia do bolo do recurso para se manter e ter seu legado na história do futebol. No momento em que a SAF está virando moda, clubes de regiões excluídas podem sim sonhar em voos mais altos. Afinal o futebol não se resume ao eixo, mas em todo o país, seja na várzea, na praia tem alguém batendo o baba, ou melhor o racha, aquela peladinha de fim de semana.

Nos EUA temos as franquias de clubes que representam condados, cidades, universidades, fazendo o povo se identificar mais com aquele time e com seus jogadores.

Carlos Emanuel
Enviado por Carlos Emanuel em 17/02/2022
Código do texto: T7454003
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.