O vírus e o verme

A pandemia da covid-19 produziu alguma coisa que tornou a espécie humana melhor? Tenho minhas dúvidas. Pra começo de conversa o número de mortos no mundo ultrapassou os 5 milhões, enquanto na nossa Pátria Amada ultrapassa as 640 mil vidas ceifadas. Uma tragédia. Multiplica esses números por pelo menos três, considerando a média do número das famílias enlutadas. Muita dor espalhada.

Um vírus que não consegue intubar um verme, como Bolsonaro, não pode mesmo produzir nada de bom. Pior: segundo as pesquisas, o genocida ainda tem mais de 20% de aprovação. Parece brincadeira. Vinte por cento de cafajestes apoiando um! Como ser otimista diante desta situação? Aí um filhote do mito grita: e o Lulaladrão? Peraí, ô imbecil, há mais de dez anos que Lula não governa! A vontade é responder no mesmo nível: Vai mamar mamadeira de piroca! Mas me contenho. E replico: a gente cobra resultados de quem governa. E o Lula já foi inocentado, provou que Moro é um juiz parcial. Pior, um juiz ladrão, a serviço de interesses dos Estados Unidos. O que sempre fez foi política. Mais que provado, ao tornar-se ministro de Bolsonaro e, agora, candidato.

Entre tantos efeitos negativos, o vírus trouxe o aumento do desemprego, que já era grande antes de sua chegada trágica; quebrou empresas (mas não só o vírus fez isso, Moro, Dallagnol e os lavajatistas também deram suas contribuições); obrigou-nos ao incômodo do uso de máscaras; a ficar em casa ou isolados socialmente; sem poder abraçar amigos e parentes, viajar.

Este é um governo de muitos vermes. Estão confortavelmente instalados nos ministérios, destruindo o meio ambiente, a cultura, a educação. Disseminando notícias falsas nas redes sociais.

J Estanislau Filho