Parte 4: OS SINAIS A OBSERVAR NO NOVO NAMORO

Namoro é uma palavra nova depois de 20 anos casados. Você perde o jeito, mas nunca as emoções da caminhada sem compromisso. A ida ao cinema sem nem ver o filme direito, porque está prestando atenção no comportamento do outro. São momentos dos detalhes, das palavras sem cuidado e também observar como trata terceiros. Isso pode revelar muito de como você será tratada. Infelizmente, não fazemos isso. Se o fizéssemos não teríamos caído em algumas situações. Isso se chama observar os SINAIS. Isso serve para todos nós.

Quando falo em namoro, não estou dizendo de juntar as mochilas e correr para casa do outro, nem de ficar 24 horas ao telefone. Eu digo de convivência familiar, de conversas, de prestar atenção nos sinais.

Uma coisa bem interessante que pouco vemos são os casais de namorados andando de mãos dadas. Andar de mãos dadas pode não significar muito para essa geração, mas deixa o casal unido, se conhecem ao toque e podem seguir assim mesmo que simbolicamente pela vida.

Casa fase da vida tem seu encanto e sua cor, e o namoro é o início desse processo. Olhares doces e de desejo, toques simples e cheio de ternura. Palavras e chocolates, encontros e desencontros que nos ensinam a caminhar. Flores que chegam fora de hora, jantares que cheiram longe, vinhos que enfeitam a mesa e o sono no sofá que acalenta coração. Não é só romance não, é tempo de qualidade que ensinam as coisas diárias.

O tempo com sua magia do saber que traz a realidade para viver, vai incluído nos encontros a ida ao mercado, o filho que já existe, a responsabilidade à espreita e as decisões sempre a vista.

Mesmo que seja aquele dia corrido em que as crianças correm, o adolescente enche paciência, o banheiro entope e o suor insiste na testa, pode ser um ótimo tempo de convivência. Lavar o carro enquanto o almoço sai, lavar vasilha na ajuda do tempo ser melhor. Ou sentar e papear comendo apenas ovo e farinha com o resto do vinho da semana passada embalada de romance.

Namorar não é para tantas brigas e confusões como ouço, é um tempo em que você precisa estar com seu coração atento para agradar não machucar. Compromisso de morar junto é depois de se conhecer. Tudo no seu devido tempo para não haver confusão.

Pensar em como vão resolver alguns conflitos pode ser uma boa pedida para uma conversa. Projetos a dois, que precisa acontecer paralelo aos seus pessoais. Para poderem crescer como casal e como pessoa.

Um dia apenas para fazerem nada juntos, um tempo para ver filmes e o tempo só onde cada um vai atrás da sua luta. Ouvir o que me dizem sobre nós, o que diz sobre o outro. Isso nos ajuda esclarecer também.

Namorar é olhar insistentemente a mesma coisa, desejar aquilo. Então namoro é estar ali desejando a mesma pessoa amanhã. DESEJAR é querer além da conta, é não deixar passar. É se alegrar ao conseguir e curtir estar ali.

Namoro não é posse, não é domínio. É mandar poemas pela manhã, é ligar apenas ouvir a voz é curtir o tempo junto é sentir o cheiro mesmo que não esteja ali.

Leticia Carrijo
Enviado por Leticia Carrijo em 19/02/2022
Código do texto: T7455720
Classificação de conteúdo: seguro