DESCONECTADOS

 

Maria de Fatima Delfina de Moraes

 

Li a notícia:

- Com a pandemia noventa e quatro por cento dos alunos têm baixos conhecimentos em matemática, ciências naturais e português. O detalhe foi descobrir isso no nono ano de estudo.

 

Consigo listar uma série de motivos. E você?

1 – Falta de computadores

2 – Aulas com cargas horárias reduzidas durante a pandemia

3 – Falta de sinal local ou de dinheiro para colocar créditos nos pequenos celulares

4 – Falta de aulas de nivelamento durante a pandemia

5 – A metologia falhou desde o início dos estudos ao permitir aprovação para séries avançadas sem que o aluno dominasse um mínimo de conteúdo.

 

Houve agravantes durante a pandemia. E no período anterior a ela.

As escolas aprovam alunos sem que tenham aprendido o básico.

 

Temos sessenta por cento de adultos chegando às empresas onde não conseguem dominar o português básico.

 

Trabalhei ao menos cinco anos com alunos de ensino de pós-graduação em especialização, mestrado e doutorado.  O currículo incluía obrigatoriamente, português e matemática e física.

 

Vi alunos me perguntarem por que precisariam estudar essas matérias.

 

_ Seria por serem alunos de ciências biológicas?

E quando for chegado o momento do trabalho de curso qual será a qualidade da escrita?

 

Li cartas pedindo bolsas de estudos com gírias e palavras escritas erradas.

 

Aí descobrimos a importância de um ensino sério desde o início que não aprove para engrossar falsas estatísticas de aproveitamento escolar.

 

Maria de Fatima Delfina de Moraes
Enviado por Maria de Fatima Delfina de Moraes em 21/02/2022
Código do texto: T7457152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.