Umbuzeiro: Árvore Sagrada do Sertão

Quem nasceu e viveu no sertão, independentemente do que diz Euclides da Cunha, no seu clássico "Os Sertões", conhece muito bem a importância dessa árvore na caatinga do sertão. O sertanejo, depois de longas caminhadas sob o sol ardente, ao avistar essa árvore, sabe que ali vai ter seu bom repouso, sob a sombra de seus galhos frondosos. Se lhe falta água na sua moringa ou cabaça, tendo ele uma enxada ou qualquer outro instrumento que possa cavar a terra, ali vai encontrar uma raiz que lhe vai fornecer água para matar sua sede. Se na época de seus frutos, vai encontrar umbus em abundância, que também podem aliviar sua sede.

O sertanejo andarilho, que vai equipado para longas jornadas, com pernoites pelo caminho, certamente leva sua rede, que facilmente é armada nos seus robustos galhos, livrando-se do perigo das cobras, como os que dormem em esteiras estendidas ao chão. Por tudo isso e muito mais, aquela árvore é tida como sagrada. Além do sagrado repouso do sertanejo, pode lhe oferecer água e alimento, por meio dos seus frutos e suas raízes.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 21/02/2022
Reeditado em 21/02/2022
Código do texto: T7457252
Classificação de conteúdo: seguro