Chato Intelectual

 

Algumas inteligências não trazem muitos benefícios. São iguais olhos brilhantes em gente ruim, só realçam a sua maldade.
Todas as pessoas tem o direito de participar de uma conversa, ainda que estejam apenas expressando uma opinião sem muito fundamento. Quantas vezes vi alguém desmanchar um roda de conversa fiada monopolizando o papo, questionando, e destruindo qualquer argumento que não fosse a mais completa e pura verdade (segundo eles, é claro!). Tudo tem que ter fundamentação cientifica? As experiência de vida, as crenças, e os pressentimentos não valem absolutamente nada?

Esses chatos intelectuais (como os chamo) aproveitam quando estão em um meio em que as pessoas não dominam o conhecimento cientifico para impor suas verdades. Emendam um assunto no outro e os reles analfabetos que escutem, ainda que não tenham a menor capacidade de entendimento.

Pela imposição, e sem deixar que as pessoas absorvam o aprendizado no tempo delas, elas não comprarão suas ideias. Ainda que os chatos intelectuais estejam certos, deveriam ouvir o outro, repartir o direito de fala com os demais.

Se alguém devanear e der asas a uma suposição sem base teórica está perdido. Qual a necessidade de estar certo quando nada mudará? Quando seus ouvintes não tem capacidade de absorção intelectual? Apenas massagear o ego, castrando a fala do outro? Todos tem algo a ensinar e aprender!

 

A Besta Intelectual 

 

Certas inteligências, se inteligências o são, muitos benefícios parecem que não trazem não. 

Como olhos maldosos em gente bela que só realçam a malícia em que estão.

Todos tem direito à uma opinião, ainda que sem um pingo de fundamentação, e mesmo assim de uma boa conversa ter participação. Já vi muito chuvisco grosso uma roda de conversa fiada desmanchar: monopolizando, destruindo e argumentando infindavelmente suas “nobres” verdades, pra que talvez eles mesmos nelas acreditar.

Convenhamos que nem tudo tem fundamentação. E as experiências de vida, crenças e pressentimentos não valem nada então?! Se entre pessoas que não dominam certos conhecimentos, qual melhor espaço pra impor a opinião? Seria isso um pavão?! Vale emendar argumentos ao infinito diante de uma plateia leiga que sem entender pode apenas escutar? A verdade não pode ser estabelecida pela imposição. É preciso tempo pra que cada um descubra por si mesmo o que tem valor ou não. Melhor que estar certo é saber ouvir ao próximo e compartilhar o espaço de discussão. Devanear e dar asas á imaginação está fora de questão?! Que necessidade é essa de estar sempre certo enquanto nada muda e os ouvintes nem sequer tem capacidade de absorção? Isso se resume, “na verdade”, em massagem do ego, e, para o outro, castração. Saber ensinar sim, mas aprender, é algo que devemos dar muito mais atenção.

 

"Há pessoas que, por espírito de contradição, criticam tudo que não provém delas, tomando ares de oposicionistas; aqueles que assim provocam tão pequeninas chicanas, só revelam o acanhamento de suas ideias. Agarrar-se a tais bagatelas é demonstrar falta de boas razões". Fonte: KARDECPEDIA 

 

Kennedy Pimenta 🌶