OS MODERNISTAS FICARAM VELHOS

Não quero escrever esse poema duro, como Drummond quis, ironicamente, compor um “soneto duro” em sua oficina irritada, quero a leveza dos modernistas que, como o próprio Drummond, abandonaram a métrica e se desvencilharam da rima. Liberdade! Clamavam, em seus ternos e gravatas, os velhos modernistas.

Foi assim, na vã tentativa de escrever o poema, que me veio essa crônica. A pensar nos diálogos que teríamos com esses loucos artistas antropofágicos, que pensavam em uma forma de arte brasileira, devorando o que vinha da Europa e regurgitando em algo mais tupiniquim.

Achei que a famosa Semana de Arte Moderna merecia mais essa humilde homenagem, na ocasião de seus cem anos. Viva a Semana de 22! Aquela Semana de três dias, que passou tão tímida em sua época, mas que foi ganhando dimensões históricas ao longo do tempo.

Deve ser, possivelmente, por conta de uma entrevista que vi, com uma doce senhora chamada Marília de Andrade, filha do finado Oswald. Marília tem um brilho próprio, coreógrafa premiada que é, entrelaça nossos silêncios com suas histórias de vida. E que história!

Num desses momentos, Marília pôs-se a chorar e virou uma menina introspectiva. Ela falava de como seu pai sofreu por não ser reconhecido como um escritor talentoso em sua época. Ela mesma, confessou Marília aos prantos, não acreditava que o pai era esse grande artista. Quando perguntavam, na escola, o que o pai fazia, doía dizer que era “apenas” um escritor... Mas que livro seu pai escreveu?

Anita Malfatti, por sua vez, sofreu duras críticas do escritor Monteiro Lobato. A artista, que impulsionou a Semana de 22, chegou a entrar em uma crise emocional depois de Lobato comparar suas obras “a desenhos que ornam as paredes internas dos manicômios”, o que fez com que compradores devolvessem muitas telas para a autora.

Engraçado é que quando se fala em Semana de Arte Moderna, o primeiro nome que vem à mente é de uma artista que não participou, Tarsila do Amaral. A artista, que anos depois se casaria com Oswald de Andrade, estava em Paris em fevereiro de 22 e, de fato, foi uma grande influenciadora do Modernismo, mesmo não estando por aqui.

O grande Manuel Bandeira, embora não tenha participado por conta da doença, foi declamado no segundo dia do evento, provocando muitas vaias entre os presentes com seu inesquecível “Os sapos”. E o músico Villa-Lobos, de casaca, chinelo em um pé e sapato em outro, foi também vaiado no último dia, depois ele até explicou o fato.

É assim que é, a mudança assusta, novos modelos sempre surgem, nos desafiam. O que hoje é inquestionável em termos artísticos, amanhã pode nos parecer piegas ou antiquado, até mesmo preconceituoso. Fico pensando naquelas pessoas que lotavam o Theatro Municipal de São Paulo naquelas dias, lotavam mais ou menos, porque sei que no último dia já estava quase vazio, o que passou pela suas cabeças. Até então a arte tinha contornos claros e namorava com os modelos clássicos, essa ruptura com o tradicionalismo sempre é difícil, estremece nossas convicções. Ainda bem que Anita não desistiu, voltou-se novamente aos pincéis e Oswald conseguiu, um vislumbre que seja, de brilho em vida.

Vejam hoje, nossos modernistas já foram ultrapassados com tantas inovações digitais, o que não significa que suas obras perderam o valor, mas abriram caminho para outras formas de composição. A arte não para de se transformar, nunca abandona seu poder de inovação. Inspira, mas também provoca, se não provocar, não é arte.

No fundo, nos apegamos ao que conhecemos. Lá no fundo, somos todos nós os sapos de Bandeira, enfunando nossos papos, pulando em nossas certezas, às vezes saindo de nossas penumbras. Mas com um medo danado da luz. “Não foi!”, “Foi!”, “Não foi!” Sempre haverá a poesia! Viva a Semana de 22!