Definição de Guerra

O mundo inteiro define como guerra o que está acontecendo entre a Rússia e a Ucrânia. Hoje mesmo as principais manchetes de jornais dizem: "Décimo dia de guerra." Mas, pelo que diz a Rússia, precisamos ressuscitar a história para entendermos o significado de guerra. Lá, quem falar em guerra pode ser punido com até 15 anos de prisão. Ora, com aquele comboio de tanques de guerra, mísseis atingido prédios públicos e privados, bombas sendo explodidas em pontos estratégicos da capital e de outras importantes cidades da Ucrânia, isto recebe outro nome e não guerra, só na visão da Rússia. Aliás, essa visão parecese ser apenas do seu governante e não do seu povo, pelo que surgiu esse tipo de punição para quem contrariá-lo.

Eis aí o que ocorre com um governante que se perpetua no poder. Quem está no comando de uma nação há mais de 20 anos só pode achar que é o "tampa de crush", pois o povo assim o permitiu.

Nada melhor, então, que adotemos a alternância de poder aqui no Brasil, para que o governante não se torne autoritário, arrogante, petulante, a ponto de

esquecer a definição de guerra.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 05/03/2022
Reeditado em 05/03/2022
Código do texto: T7465783
Classificação de conteúdo: seguro