"Em se plantando tudo dá"

Mesmo não tendo conhecido um milésimo da aérea territorial do Brasil, mais de oito milhões e quinhentos mil quilômetros quadrados, a pequeníssima parte que conheceu, Pero Vaz de Caiminha viu que era produtiva, ao afirmar: "aqui, em se plantando, tudo dá."

Hoje, com uma população próxima de duzentos e quinze milhões de habitantes, teríamos um quilômetro quadrado para cerca de 25 pessoas, área por demais suficiente para nos suprir com sobra, razão por que no agronegócio somos grandes exportadadores. E, com a evolução no campo, melhorando a produtividade, poderíamos afirmar, como já dizia o sociólogo Betinho: "FOME ZERO."

Como a guerra é sempre por motivos econômicos, se quisem invadir as nossas terras, desrespeitando a soberania do nosso país, seríamos capazes até de imitar aquela senhora da Ucrânia, com 79 anos de idade, agarrada ao seu fuzil, dizendo estar pronta para deter o invasor.

Já diziam lá no meu velho sertão, que as maiores questões eram por terra ou mulher. Então, que não venham invadir nem a parte conhecida por Pero Vaz de Caiminha, muito menos a área total do nosso imenso Brasil.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 09/03/2022
Reeditado em 09/03/2022
Código do texto: T7468725
Classificação de conteúdo: seguro