CRÔNICA DE UM VIDA (Semana da mulher)

Nasceu! Ganhou um nome e foi crescendo. Nesta fase de crescimento, teve conquistas, alegrias, brincadeiras, travessuras, choros e até birras.

Chegou na puberdade, e nesta fase estava já bem ansiosa para adentrar o mundo adulto. Mudanças corporais, desponta o interesse sexual, alguns namoricos e muitas fantasias ou desejos guardados no coração.

Adulta, se vê frente a frente com o mundo diferente do que é nas novelas e livros. Gente boa, há, muitas; mas também gente que mente e trapaceia. Segue trilhando seu caminho, onde aparecem os percalços; família incentivando ou não, cada uma segue o rito que vem dos laços familiares. Estudo, trabalho, amores, paixões, desejos inconfessos sendo explorados por seus devaneios.

Maturidade, fase já que algumas já estão lidando com a tal "estabilidade" profissional, carreira escolhida. Outras , vão de ajustando em diversos tipos de emprego e serviço. Luta e batalha todos os dias. Tem sonhos de um futuro melhor. Forma um família sua e nesta parceria busca apoio para construir sonhos ou refaz suas intenções de acordo com ambiente que lhe está disposto. Vem filhos, com eles, obrigações e deveres. Cobranças de todos, afinal, mulher e mãe, tem que sempre ser responsável, isto é algo "inegociável" na sociedade.

Esta fase é a mais cheia de conteúdos, sendo que muitas se desdobram em cuidados com o lar, trabalho, estudos, e ainda precisam ter tempo para si, o que muitas nem conseguem.

Claro, como a sociedade evoluiu, temos muitos casos de mulheres que não se unem a ninguém, preferem viverem sozinhas, dão conta do recado de cuidar de si mesma, e mantém a liberdade de não não ter laços matrimoniais, apenas vivendo para o que lhe traz mais satisfação.

Umas, mais sortudas não tem tantas obrigações caseiras, podendo delegar a empregados ou terceiros, cuidados com a casa e com os rebentos, e assim, segue a vida feminina.

Terceira idade, muitas já estão com filhos grandes e que buscam sua independência, as que tem os filhos em casa, já não tem preocupações com birras infantis, porém se desgastam com os perigos da fase adolescente e rebelde de muitos, e com o acesso destes a o mundo cada vez mais cruel e cheio de armadilhas. Preocupações sempre existem na vida delas.

O envelhecimento traz alguns problemas, algumas cuidaram da saúde e mantiveram uma boa e regrada vida ao longo dos anos, e levando-se em conta o fator biológico também, mas a esmagadora maioria, não tem essa vitalidade na fase do envelhecimento. Acontecem os problemas de saúde, catarata, dores articulares, bico de papagaio, questões hormonais deixaram sequelas no organismo, sem contar uns vícios, fumo e álcool que prejudicam mais ainda o envelhecer saudável.

Questões familiares e sociais são abertas nesta fase do envelhecer, pois aí a situação muda de foco, quem cuidava ou amparava, agora necessita de cuidados, e muitas se sentem descuidadas pelos filhos, netos, sobrinhos ou alguém que dê atenção e atenda algumas necessidades do ser. Casos de solidão e depressão em idosas são bem frequentes, infelizmente.

Fim do estágio, algumas conseguem por determinadas condições genéticas, circunstâncias e oportunidades manter o vigor para atividades pequenas e corriqueiras do cotidiano, leituras e conversas, demonstrando lucidez, lamentavelmente, outras chegam nesta fase avançada (80 anos em diante), com problemas de locomoção, de visão, memória afetada, confusão mental, disfunções no metabolismo corporal, e uma série de doenças que podem acometer as pessoas em idade mais avançada, o que leva a necessitar cuidados e atenção por parte de parentes e amigos.

A vida humana é um ciclo interminável de altos e baixos, ganhos e perdas, conquistas e derrotas, e para a mulheres, sempre tem um apelo mais forte e visceral, até por uma questão atávica, se impõe, se cobra muito das mulheres até hoje e no final, o que resta é este "álbum" onde as imagens de toda uma vida ficam marcadas na família ou gurpo a qual pertencem.

Mulheres crianças

Mulheres meninas

Mulheres moças

Mulheres adultas

Mulheres avós

Mulheres sendo mulheres

Aqui, encerro minha participação nesta série na Semana da Mulher, que de forma simples, tentei mencionar os ganhos, feitos e qualidades do ser feminino.

A todos leitores, muito obrigada, pela atenção dispensada.

Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 11/03/2022
Reeditado em 11/03/2022
Código do texto: T7470140
Classificação de conteúdo: seguro