Meu hipermercado preferido é a farmácia. A Era do Tratamento deu lugar a da Prevenção. Os novos tempos me deixam com água na boca, digo, com imã nos olhos. O prazer de andar pelos corredores e sessões só se compararia ao de passear por shoppings, mas sem vitrine. Do ácido retinoico à água termal, ninguém segura... Haja money! Vejo alguns lobos-guarás voando, mas eles não tem asas? Mas as notas de duzentos tem. 

Lá estou, na fila. Os atendentes do balcão já olham sorrindo. Não sei se isso é bom ou ruim, mas todos me conhecem pelo nome. Chegou a minha vez!

- Oi, Mônica. Como está? Em que posso ser útil?

- Estou com um pouco de pressa, Bruna. Só quero esse magnésio que o Dr. Gustavo prescreveu para ajudar no sono. 

-  Qual o seu CPF para tirar seu cupom, por gentileza?

- xxx.xxx.xxxx-49

Com o cupom na mão a farmacêutica começa ladainha:

- Bem. O médico só prescreveu magnésio. Mas temos quase uma dezena de tipos do suplemento. O inositol serve pra relaxamento e melhora do sono; o citrato é relaxante e cuida do órgão do amor, e também sonolência; o treonato, ansiedade e depressão, também insônia; o cloreto de magnésio, azia e insônia; o que lado, TPM e insônia: esse aqui a família inteira agradece; o dimalato, fibramialgia e insônia; o taurato é para o sono e glicemia; o sulfato é para dores musculares, pra prisão de ventre, um laxante sensacional, porque ninguém merece ficar preso (risos).

- Como todos são para o sono, Bruna. Pode ser o mais vendido, ok?

- Ah, sim. Mas é quanto à concentração de magnésio, o médico também não colocou. Temos o de 400 MG que é absorvido de forma rerardada; o de 250 que é utilizado em casos de falta da vitamina B12; temos o de 150 em formato gomas de mascar (...) 

Confesso que a ansiedade me tomava, estava atrasada, sem paciência, mas tinha que reconhecer a dedicação da menina. 

- Que tal começarmos com a mais baixa? 

- Que sorte a sua! Temos uma promoção de 54% do produto na loja. As cápsulas que sairiam por 208 reais sairão por menos da metade.

- Que ótimo, Bruna! Então é esse mesmo. Obrigada.

- Que pena. Para participar da promoção você precisa realizar a compra somente pelo site. Você já tem cadastro?

- Ter até que tenho, mas pra comprar por lá vou ter que aguardar o fechamento da compra. Estou um pouco corrida. Você me entende, não é?

- Mas são cem reais! Lembrou-me ela.  Meus olhos viram a nota se dissipando. E o peixe marinho voltando.

- Tudo bem. Você tem razão. Cem reais.

- Quer que ajude? 

E lá estávamos nós a conduzir a compra. Coloca CPF, endereço, passa código de barras. Enfim deu certo!

- Agora é só aguardar não é Bruna?

Cnco minutos contados em regressão até que uma mensagem chega ao e-mail. Infelizmente sua compra foi cancelada. Dri graças a Deus. Não quis saber o porquê, peguei a caixa que estava sobre o balcão e agradecendo à farmacêutica corri para o caixa.

- Seu CPF, por favor.

- xxx.xxx.xxx-49

- Temos uma promoção na loja hoje...

- Obrigada. Infelizmente não deu, já tentei e a compra foi cancelada. É só isso.

- É que temos uma promoção na compra de 3 gomas de mascar Tridents, você paga duas. Não quer aproveitar?

- Não. Só isso MESMO, obrigada.

- Qual será a forma de pagamento?

- Débito.

- Desculpe, estamos com problemas no sistema e, infelizmente, esse caixa só aceita cartões de crédito ou dinheiro. Pode usar o caixa ao lado?

- Claro que sim.

Olho pra fila do caixa e... Pego uma revista que está disponível no balcão e começo a folear, aguardando o desenrolar da fila.

Uma capa bonita com uma idosa toda pintada e reportagens sobre saúde. Além de propagandas de produtos. 

- Por favor, seu CPF.

- (...)

- Temos uma...

- Quero promoção não, moço. Quero só o magnésio.

- Forma de pagamento.

- Cartão de débito.

- Infelizmente não podemos incluir a revista na compra por cartão, regras da loja, só à vista.

- A revista é paga? Não é de graça?

- É um valor simbólico de 19,99 reais.

- Preço simbólico de vintereais? Pensei. Não tenho dinheiro vivo. O que faço?

- Só  minuto que vou verificar com o gerente.

- Moço, eu não quero a revista. Obrigada. 

- Mas...

- Moço, queria só o magnésio. Pelo amor de Deus. Cheguei há mais de meia hora só para comprar o magnésio. Com pressa, horário de trabalho. Vocês enrolam, empurram serviços, induzem às compras e no fim, ainda vendem revistas. E o mais importante, gostaria de lembrar, é que não consegui até esse momento. Rindo de nervoso.

- Sim. Desculpas. É 228,60 reais.

- Mas não era 208?

- É que especificamente essa caixa, tem 10 cápsulas a mais.

- Nem vou discutir. Ok. Obrigada.

- Quer uma sacola?

A vontade era responder: Não! Pega essa sacola e... Mas agradeci e saí pisando duro.

No reflexo do vidro vi os atendentes bochichando: 

- Moça impaciente, sem educação.

"O preço que se paga as vezes é alto demais!"

- Ah, DROGA... BraSIL!!

 

Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 17/03/2022
Reeditado em 17/03/2022
Código do texto: T7474575
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.