Desnecessária

Estive muito tempo preocupada com as pessoas, cuidando delas- ou talvez tentando controlá-las de alguma maneira porque na verdade eu precisava me fazer necessária - ou pelo menos sentir que eu era necessária. Mesmo que essa sensação fosse ilusória.

Percebo que agora tento fazer justamente o movimento contrário. E como é libertador o direito de ser desnecessária! Recomendo a todos, inclusive. Faz bem pra alma da gente.

Acrescento ainda um conselho, se me permitem: não se deixem enganar por quem costuma definhar e implorar seu apoio e seus cuidados, mas que bate o pé e ativamente quando está no controle da situação. Essa pessoa possivelmente não precisa de você: ela usa você.

Existem momentos na vida de toda pessoa em que ela pode precisar se dedicar a alguém. Seja para cuidar de uma criança, um doente ou um idoso. Mas esses momentos são transitórios, por mais longos que sejam. A longo prazo é insustentável viver se dedicando completamente a outrem - sobretudo quando esse outro indivíduo tem a capacidade de fazer por si sozinho o que precisa ser feito.

Não é saudável, inclusive, para quem está sendo cuidado, todo esse excesso de dedicação. Pode-se dizer que, às vezes, a pessoa que se faz necessária a todo custo é vítima mas também pode ser vilã. Tudo depende do ângulo em que se está analisando a situação.

Parece fácil chegar a essas conclusões, mas é complicado colocar em prática. É muito difícil assumir a posição de não ser necessária, não ser solicitada, não ser requisitada.

É quase como flutuar pela dimensão da inutilidade. E é preciso coragem para se permitir ser inútil. Transpor a barreira do servir para algo e não servir para nada e espiar o que há por detrás disso. Se perceber desnecessária e esperar para ver quem sente sua falta, quem ainda lhe quer por perto por você ser quem é.

Arrisco dizer que amar alguém quando esse alguém não pode fazer nada por você é como sentar ao lado de alguém que você tem bastante intimidade e não precisar conversar, não precisar preencher o silêncio com nada porque só a presença um do outro basta.

É assim que quero continuar a me sentir: desnecessária. E é isso que desejo a todas as pessoas que se cobram incessantemente para fazer tudo por todo mundo e esquecem de se nutrir.

Quando cada um cuidar de si e preencher seus próprios vazios com sabedoria, o silêncio não precisará ser mais preenchido com tanto desespero. Será agradável sentar com alguém que se ama e apreciar o dia, ver o tempo passar em silêncio sem demandar nada.

Isso sim é necessário.