"Imprensa Brasileira de Futebol"

A imprensa, especialmente de São Paulo, tentou , insistiu, mas foram infelizes e, mais uma vez incompetentes, ao avaliar a Seleção Brasileira no jogo Brasil 2X1 Uruguai.

A imprensa paulista sempre condenou o bairrismo que sustentava a CBF no Rio de Janeiro e protegia os clubes cariocas nas convocações.

Hoje em dia, com a maioria dos jogadores atuando no exterior essa discussão teria ficado um tanto desgastada e sem sentido.

Porém nos dias que antecederam o jogo, a imprensa tentou criar um clima desfavorável à Seleção.

Divulgaram exaustivamente que a torcida vaiaria a Seleção, principalmente porque o goleiro artilheiro e queridinho da imprensa não estaria em campo.

No passado fizeram o mesmo com o Zico que era vaiado toda vez que jogava no Morumbi. Mas, hoje, eles esqueceram disso e não se cansam de elogiar o ex jogador do Flamengo.

Ora, a mesma imprensa que criticara a carioquice da CBF usa de artifícios sujos e de baixo nível tentando colocar a torcida contra um jogador (Júlio César), e o treinador (Dunga). Eles esquecem que esses profissionais merecem respeito, a despeito de qualquer divergência.

Não estou defendendo esse ou aquele jogador ou treinador. O que me chama a atenção são os conceitos e a falta de profissionalismo da imprensa que, simplesmente, destilam veneno contra atletas, sem argumentos convincentes. Porque não fazem o mesmo com nossos políticos ou com os “cartolas” que dominam o futebol e se locupletam com o suor dos nossos craques?

O jogo foi ruim. A Seleção jogou mal. Teve defeitos táticos, técnicos e de escalação. Porém o goleiro Júlio César, foi o melhor em campo e calou a imprensa paulista. Porém eles preferem elogiar a atuação do Luís Fabiano (ex jogador do São Paulo) a enaltecer o goleiro carioca que tomou o lugar do queridinho deles. Não houve um comentário decente e criterioso sobre os defeitos da Seleção e os méritos do Uruguai. Como se o Uruguai não existisse. Eles concentraram-se em criticar o Dunga, sem delinear de maneira imparcial, seus erros. Afinal, onde o Dunga errou? Ele errou e ponto. “Ele erra porque nós queremos”

“Ele não é o nosso técnico e ponto final” “Queremos o Felipão” Tem um lobby fortíssimo para derrubar o Dunga, ou qualquer outro que não tenha um trânsito “amigável” com essa imprensa. Porque será?

A melhor profissão do mundo é ser comentarista de futebol. Ninguém os cobra quando eles erram. Eles falam mal ou bem de quem eles têm “interesse” e se der errado ninguém vai lembrar mesmo. Mas eles são implacáveis com atletas de futebol, ou são deuses ou os colocam abaixo do esgoto, criminosos odiados, cadeira elétrica. É só errar um passe...

PS Gostaria de registrar que eu sou paulista e detesto qualquer traço de bairrismo. Gente boa ou ruim dá em qualquer bairro, cidade, país, religião, cor e etc.