MUDANÇA DE ESTAÇÃO

E aconteceu que no dia 20 de março, domingo, as 15:33h GMT (12:33h em Brasília) os raios do Sol incidiram diretamente sobre a linha do Equador dando início ao Outono no hemisfério Sul e Primavera no hemisfério Norte.

Por conta disso e com o auxílio de frente fria, as temperaturas que andavam em torno dos 32ºC despencaram para 16ºC aqui em Santo André, região metropolitana de São Paulo.

Aos poucos as chuvas se despedirão e as roupas de frio voltarão, algumas novas, vistosas, outras velhas, surradas com o bodum de coisa antiga guardada em local sem ventilação.

A brisa morna do verão que se foi já está sendo substituída pelas rajadas do vento frio, outonal, que arrasta pelo chão as folhas destacadas das árvores que a Botânica classifica de caducifólias. Os pinheiros vão abrir suas pinhas para dispersão das sementes, os pinhões que recolhidos servirão para fabricação de pães, bolos, tortas ou serem assados ou cozidos para deleite dos que, como eu, são apreciadores da iguaria desconhecida da maioria dos Nordestinos meus conterrâneos.

Lá fora, as andorinhas que estiveram no Verão argentino, cruzam os céus cumprindo a rota migratória de volta para o Canadá enquanto por aqui o nascer e o pôr do Sol vão se aproximando fazendo com que o período de claridade fique menor a cada dia.

Apesar de ser um fenômeno corriqueiro, que ocorre desde tempos imemoriais e que, para desespero dos arautos do fim do mundo, continuará a acontecer pelos muitos milhares de anos do porvir, é um espetáculo de rara beleza, que se insinua aos poucos alterando a vida de todos nós, animais sujeitos às alterações do clima.