CRIME E CASTIGO

Tomei emprestado para esta crônica o título do romance do escritor Fiódor Dostoiévski (1821/81) por considerar que todo crime merece castigo, pois caso contrário, servirá de exemplo a ser seguido por aqueles que, por carga genética ou condições ambientais, têm visão deturpada sobre a vida em sociedade e que confundem desejo com direito.

Claro que não vou descrever ou comentar os detalhes vividos pelo personagem Raskolnikov, porque não sou crítico literário e, principalmente, para não tirar o prazer da revelação dos fatos a quem ainda não leu o romance do magnífico autor russo.

Quando, através da operação lava-jato, vieram a público os escândalos de corrupção, roubos e crimes contra a pátria e aos brasileiros cometidos pelos membros do partido dos trabalhadores (melhor dizendo organização criminosa dos malfeitores), um dos procuradores federais encarregado das investigações, preparou a título didático, um “PowerPoint” onde se demonstravam as ligações espúrias do chefe da orcrim, até então visto e decantado como grande estadista por expressiva parte da população e em países beneficiados pelas ações nefastas aos brasileiros.

Mais de uma vez esse chefe da orcrim verbalizou que os membros das cortes superiores não se mostravam gratos por terem sido colocados lá por ele e por sua sucessora e que acovardados, não agiam para impedir que ele fosse castigado pelos seus crimes, até que surgiu aquele que, contrariando tudo o que está escrito sobre justiça, cancelou de ofício todos os atos jurídicos das cortes inferiores “descondenando (não inocentando)” o malfeitor que, agora como se fosse um homem honrado age em termos de revanche sobre os que demonstraram seus crimes, exigindo indenização por (imaginem) danos morais à sua imagem, como se uma pá de lixo tivesse poder de sujar o esgoto de montoeira já formada.

A condenação que a corte faz ao procurador é de tal ordem escandalosa que nos leva a imaginar que cumprir a lei e dar explicações ao público com total transparência do porquê dos procedimentos adotados é crime e que merece castigo.