Crônica das últimas notícias (Enchente em Petrópolis, Guerra na Ucrânia, Mendigo, Morte de Baterista, Anitta, Loolapalozza e Oscar 2022, sobre Will Smith, é claro!)

Eu não sou um cronista profissional (ainda! Quem sabe amanhã?).

Minhas crônicas vêm de uma necessidade e habilidade de me expressar.

E os estilos que mais gosto e sinto afinidade obviamente são a poesia (também sonetos) e a crônica!

Não sou muito a fim de escrever contos. Ou romance. Prefiro a crônica!

A crônica é um gênero textual muito presentes em jornais, revistas, portais da internet, blogs, etc. Esse tipo de texto se destaca por abordar aspectos do cotidiano. Ou seja, questões comuns (ou não) do nosso dia! Dependendo do estilo de cronista, pode ser textos curtos. Ou não! Bem humorados. Ou não! Crítica leve. Ou não! Sempre dando a opinião do cronista! Opinião técnica, científica ou empírica. Ou seja, simplesmente a opinião, a visão de quem escreve sobre o assunto escolhido.

Visão que dependendo do estilo, coragem e desprendimento do escritor, pode ser uma crítica ácida, ferrenha ou leve.

Pode haver cinismo, ironia...

Ou seja, a crônica “in tese” proporciona uma liberdade de expressão. Desde que não seja crime suas palavras, obviamente!

É praticamente uma conversa (ou desabafo) escrita.

E se o cronista for seguro, maduro, sem intenção de manipular ou forçar goela abaixo sua opinião, ele sabe, aceita e inclusive assinala que no final das contas, aquela é simplesmente uma opinião! A opinião do autor! A sua visão! Só isso! Sem exatamente entrar no mérito de certo ou errado, pois esse conceito é muito complexo, diverso, relativo e mutante!

Mais que tudo o cronista é um provocador.

Sua intenção é provocar!

Provocar briga? Desentendimento? Polêmica?

Claro que não!

Pelo menos, por mim, não é essa a intenção!

E sim provocar a reflexão sobre o assunto em tela.

Quer o meu leitor concorde ou não, o importante é a reflexão e o estudo sobre o tema proposto!

Seria leviano da minha parte achar por um minuto que eu seria o dono da verdade! Não, definitivamente não é essa minha intenção!

Dito isso sobre a crônica, e sobre minha forma de escrever, vamos ao assunto que desejo discorrer.

No caso, assuntos!

Sim, porque a mídia hoje através de uma globalização proporcionada pela internet, faz com que as notícias sejam divulgadas praticamente imediatamente ao seu acontecimento!

E as notícias se sucedem com uma velocidade enorme!

O que foi notícia hoje, bombou nas mídias de comentários, jornais, etc. O que causou comoção, escandalizou, provocou tristeza, revolta, alegria, etc. hoje, será rapidamente substituído por uma nova notícia bombástica. Assim é! Sinal dos tempos modernos!

Tudo hoje é ligeiro, fugaz.

Muito rápido!

Acaba que hoje é praticamente impossível você dizer que uma pessoa é atualizada!

Pois no momento que ela toma conhecimento de umas notícias, imediatamente outras aparecem e a anterior é esquecida!

Pela mídia e por conseguinte, por nós!

Há uma frase dita (sei que é em tom de crítica às mídias sociais) que de escândalo em escândalo o jornalismo (e o interesse, o assunto das pessoas) vão se sucedendo!

Quer um exemplo? A morte recente da cantora sertaneja Marília Mendonça. Parece que foi ontem, né? Mas já foi esquecida!

Também é assim o sucesso, a fama... hoje em dia!

Ou seja, o mundo caminha numa velocidade aumentada... os físicos precisam explicar, pois parece que nosso relógio está correndo mais!

Que as horas pulam! Saltam!

Cada vez temos menos tempo para tudo, e muito mais coisas a fazer!

Tempos complexos.

Voltando às notícias, como sabe não sou cronista profissional. E por isso não preciso exatamente fazer uma crônica de 15 em 15 minutos, ou diária que seja!

Escrevo quando o assunto me toca muito e tenho vontade de comentar, debater, provocar reflexão!

E que notícia recente eu vou comentar?

Pois agora pode estar explodindo um fato (notícia, fofoca, etc.) na internet e meu texto fica velho!

Pior que isso... pode perder o interesse de leitura.

Então resolvi aglutinar numa crônica só as notícias que considerei mais impactante e sérias no último mês, para tema da minha crônica.

Daí o tema escolhido, para eu comentar sobre todas essas notícias: Enchente em Petrópolis, Guerra na Ucrânia, Mendigo, Morte de Baterista, Anitta, Loolapalozza e Oscar 2022, sobre Will Smith, é claro!).

Mais ou menos em ordem cronológica, certo?

Vamos lá...

Enchente em Petrópolis: tragédia, tristeza, patrimônios de uma vida perdidos, e pior, vidas perdidas. Mas quer saber? Essa notícia ficou antiga! Ninguém mais se interessa!

Outra notícia: Guerra na Ucrânia!

Guerra, violência, mortes, horror... sem justificativa plausível! Violência, guerra nunca são as respostas adequadas aos problemas! Mais ainda... provoca medo de uma guerra que atinja no Globo... uma terceira Guerra Mundial. Atuação da OTAN, EUA...refugiados...

Mas quer saber? Nada falarei... o assunto já é antigo!

Ninguém liga mais! Ou se impacta!

Próximaaaaaaa!!!

Mendigo que apanha por ter relações com mulher casada... ah...nem vou comentar! Já deu! Já virou notícia antiga!

Acabei de me lembrar que nem se fala mais em Covid? Lembra do Covid 19? Que paralisou nossa vida por dois anos e nos encheu de pânico e nos afastou de pessoas que amamos? Nem lembra, né?

Então deixa eu correr...

E falar de coisas mais atuais... (é difícil, mas vamos tentar)

Morte do baterista da banda americana Foo Fighters, Taylor Hawkins. Triste! Deplorável! Trágica!

Principalmente aos fãs da banda e do músico!

E se for mesmo overdose (os indícios apontam) tem a tristeza do ser humano perturbado emocionalmente que se deixou levar pela ilusão da droga, para tapar um buraco emocional enorme dentro de si! Triste!

Tão triste quanto um suicídio!

Triste e até inexplicável!

Até um suicídio sem intenção! De uma certa forma!

Mas triste! Devastador no mundo da música, pois aparentemente era querido por todos!

Triste...

Mas caramba...já é notícia velha!

Como assim? Foi sexta feira passada...

Mas é notícia velha!

Já tem novos escândalos ou notícias!

Próximo tópico? Anitta.

Segundo notícias, Anitta está fazendo um sucesso enorme e por isso representa e orgulha o Brasil! Está em primeiro lugar entre as mais ouvidas...

Bom, mesmo sendo notícia velha, já... vou comentar, dar minha opinião!

Essa notícia não me empolga de forma alguma!

E não é porque não sou apreciador do estilo musical da artista em tela. Não mesmo!

Acontece que os mecanismos de acessos, votos, curtidas, “views”, etc. no mundo cibernético pode ser manipulado!

Equipes trabalhando para produzir esses índices.

Todos sabem disso!

Por exemplo BBB... cada artista, pessoa que tem grana e entra nesse programa tem equipe que produz votos.

Então as curtidas ou audições da música dela podem ser manipuladas, tenho direito de desconfiar.

Outra coisa, ela não está representando o Brasil, pois não falamos espanhol, e o clipe, a música é em espanhol.

E por último, o tema, a letra, tratando a mulher como simplesmente uma bunda enorme que rebola para fazer seu macho gozar em cinco minutos!

O que faz sucesso ali? A letra? A harmonia? A voz? Os arranjos? Ou a bunda dela?????

Acho tão engraçado que as feministas que gritam, esperneiam tanto, não são contra isso, essa depreciação da mulher nas músicas da Anitta dos funk em geral! Dessa exposição da mulher como objeto!

Mas quer saber? Essa notícia é antiga! Deixa para lá...

Loolapalozza agora né??

Tirando a notícia trágica e triste da ausência da banda americana Foo Fighters... o que falar?

Não é um festival do meu gosto musical em primeiro lugar...a única coisa que eu vi relevante ali era o Foo Fighters! E Milley Cyrus. Só!

Mas relevante e chocante foi várias manifestações políticas de vários músicos brasileiros ofendendo o presidente do Brasil em exercício!

Deplorável!

Porque primeiro quando mistura arte, música com política dá ruim!

Tudo cheira a interesses, opiniões compradas, e excessos desnecessários!

Se acha, se entende que sou contra a liberdade de expressão, e a favor da censura não entendeu nada!

Ao meu ver, eles poderiam (em nome da liberdade de expressão, direito constitucional) falar sobre as suas preferências políticas, fazer defesa, etc. Mas ofender o outro, não!

Falta de respeito!

Falta de educação e modos!

Falta de respeito aos ouvintes ali, quem comprou ingresso e é contra Lula!

Erraram feio os músicos!

Até porque quando uma expressão é passível de crime, não é liberdade de expressão!

Poderia abrir processo de acordo com a Lei de injúria e também de desacato contra o presidente do Brasil.

Por isso sou contra. Tecnicamente falando!

Não por convicção política!

Os motivos desses artistas podem ter sido justos, mas erraram na forma de expressão! Exageraram! Perderam a razão!

Mas, essa notícia também é antiga...

Qual a próxima?

Ah... Oscar 2022.

A festa mais importante do cinema mundial, com seu glamour na passarela (através dos “looks” das celebridades).

Os filmes, atores que você torcia, foram premiados?

Na verdade, nada disso importa!

Importa que no discurso do humorista Chris Rock, ele fez piada, fez alusão ao cabelo da esposa do Will Smith (na verdade, sobre a falta de cabelo) e foi vítima de agressão!

Vítima de violência!

Tomou um tapa na cara do Will Smith e ainda um monte de xingos...

Deplorável!

Se tinha alguma razão o Will Smith pela piada de mal gosto, perdeu pela atitude agressiva, machista (cheio de testosterona), bárbara...

Perdeu a razão!

Manchou a sua própria premiação como melhor ator!

Todos ficaram com a sensação (ou pelo menos muitos): melhor ator, mas péssimo ser humano!

Pior que isso é a família concordar, valorizar o ato errado!

O filho postou dizendo que é assim que a família se defende.

Com violência? Com agressividade?

É isso?

Se alguém fizer uma piada ou te ofender, você pode ir lá e esbofetear? Dar murros? Não! Absolutamente, não!

Péssimo exemplo!

E pior, houve mulheres que defenderam!

Que acharam bonito!

Falando que queriam ter um marido que as defendessem assim?

Escuta, mas as mulheres não são poderosas?

Precisam de defesa de maridos cheios de testosterona?

Decidam feministas empoderadas...

Aí fica difícil entender vocês...

Mas também essa notícia é antiga!

Qual a próxima?

Big Brother? Seleção? Campeonato Paulista?

Qual a notícia mais recente para a gente comentar?

Para eu não comentar notícia antiga...

Demorou...

Vou falar da Copa do Mundo no Qatar...

Do Natal!

E Ano Novo!

Feliz 2023!

PS: Essa história do Will Smith, eu ainda não engoli, na verdade! Se o que vimos foi verdade, já dei aqui minha opinião.

Mas não descarto um jogo, uma encenação.

Não descarto um jogo de marketing...

Não sei não! Algo ali não me soa bem!

Nas imagens, quando o Chris Rock falava as piadas sobre a esposa dele, Will Smith sorria!

Foi andando muito tranquilo para encontrar o outro!

Após o suposto tapa (vejam nas imagens) ele sorria...

O tapa foi técnico, como em filmes... ninguém dá um tapa com a mão reta daquela forma... só em filmes que era a forma de desafiar para duelo, com tapa na cara.

E ademais, não houve reação forte do comediante em repúdio!

Escuta, fora Jesus, que ofereceu a outra face, quem mais na face da terra, toma um tapa na cara (com razão ou não) e fica quieto. Não revida? Não sai na porrada com o outro. Quem? Difícil...

Enfim... essa história para mim cheira a fake!

Cheira a mais uma das fantasias do mundo do Oscar!

Mas, essa é simplesmente e humildemente minha opinião!

Mauricio “Veeresh Prem Das” Franchi