Poderia dizer, a grosso modo, que sou uma espécie de imã, capaz de captar todas as palavras machistas jogadas ao vento. Parece sina.

 

Entrei no Uber apressada. Depois do 3⁰ cancelamento seguido qualquer opção que aparecesse aceitaria. VIP, Expert, Turbo... Queria apenas um veículo de propulsão mecânica, movido à combustível (que por sinal é artigo de luxo $$$) que me transportasse até o local determinado. Se tivesse teletransporte, pagaria sem titubear. O meu carro resolveu "chorar as pitangas" sem avisar. Quando entrei na garagem, lá estava ele desolado, olhar triste ( HB²⁰ não tem umas lanternas que lembram olhos marejados?). Nem dei partida. Inconveniente seria se o tirasse de sua posição embebido em água. Ao primeiro toque na chave, luz vermelha! Deixei-o ali, solitário. Toda humanidade deprimida, por que não ele?

 

Como o tempo urge e os compromissos não esperam, só um carro de aplicativo para me salvar.

 

Para o gol branco de placa azarenta na minha frente. Antes de entrar, conferi os dados.

 

- Você vai pra onde?

 

Como assim vai pra onde? O endereço está no celular. Pergunta idiota essa. Fiz a egípcia e permaneci introspectiva, lendo a programação do evento em  comemoração ao dia da Mulher. Mulher apressada e estressada devia ter na testa um letreiro digital: Sem paciência.

 

- Vai no Mulher em Destaque, moça? Agora a pouco o levei uma professora lá. Vai falar do papel da mulher na sociedade.

 

- Vou, sim. Estou atrasada. Deu tudo errado. Por isso pedi um UBER.

 

- Estava pensando, não existe mulher feia, o que existe é marido sem dinheiro! -Risos e mais risos.- Mulher bonita tem que arrumar o cabelo, usar roupa da moda, passar maquiagem, fazer as unhas, cuidar do corpo... Mulher não pode ser descuidada, não. Senão o marido arruma outra.

 

Contei até 199, em ordem decrescente pra ser mais lenta. E lasquei logo uma resposta de ponta, porque sou dessas:

 

- Mulher bonita pra mim é aquela que carrega no ventre uma vida, alimentando-a, a partir de suas próprias entranhas. Que ganhou 25 kilos pra suportar o peso de uma gestação com desconfortos, dores, solidão.

 

É aquela moça descabelada que passou o dia todo no trabalho e durante a noite fez vigília pra cuidar do filho com febre, sem nenhum intervalo, voluntariamente.

 

Mulher bonita pra mim é pessoa de caráter, que não foge de suas obrigações, partilha responsabilidades e carrega nos braços uma família, na ausência de alguém pra dividir a vida da prole.

 

É aquela que mesmo cansada, destruída, sobrecarregada tem tempo pra dar amor aos filhos.

 

Mulher bonita é aquela que apesar de não ter a melhor roupa, tem o sorriso mais bonito.

 

Que não está com as unhas pintadas, porque a cozinha não permite as duas façanhas, ao mesmo tempo.

 

E pra terminar, Mulher bonita pra mim não precisa de marido para vestí-la, sequer despí-la, porque se vale sozinha.

 

O silêncio tomou conta do carro.

 

Minutos depois, o moço meio desconcertado, olhou-me pelo retrovisor e me ofereceu uma bala de café, um chiclete ou um livro.

 

Agradeci a gentileza, mas disse que a proximidade do local determinado, impediria qualquer ação.

 

O silêncio permaneceu.

 

Chegamos ao ponto definido, acertei as contas e entrei no evento.

 

Dias depois, ao adentrar o aplicativo para solicitar novo serviço, dei de cara com a avaliação do motorista.

 

Nota 7

 

Cliente educada, inteligente, bem humorada, mas feminista. Só pode ser comunista, infelizmente.

 

Dei nota 10 pro atendimento dele. Foi rápido, preciso, cuidadoso e dirige muito bem.

 

Mas deixei uma observação: Ótimo motorista. Atencioso, educado, bem humorado, mas machista. Só pode ser progressista, infelizmente.

 

Ele atualizou a nota e me deu zero. Além de me denunciar ao aplicativo.

 

Fiquei pensando: Se não sabia brincar por que apertou o play? Desde quando falar do "Ser Mulher" é ser comunista? De onde tiraram essa tese? Nem sabe o que isso significa... Se tivesse uma próxima viagem... Daria-lhe um livro ( ou uma livrada. Made in Will Smith).

 

 

 

 

Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 31/03/2022
Reeditado em 31/03/2022
Código do texto: T7485118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.