Orai por nós...

Somos incapazes de nos satisfazer com o que temos. Será a essência humana, ou será uma maldição? Nunca estamos satisfeitos com nossas conquistas. O que pertence ao vizinho é sempre melhor. Desde a primeira infância, onde deveríamos aprender a compartilhar nossos brinquedos, percebemos um cenário de competitividade – crianças brigam por brinquedos ao som de choros em alto e bom som – “Isto é meu e pronto” atitudes conscientes ou inconscientes que imperam em nossa sociedade. Não sei se mera coincidência, ou fruto deste aprendizado, que chegamos à idade adulta com este mesmo comportamento. Formando uma sociedade desigual, injusta e egoísta. Parece que copiamos a estrutura social dos irracionais. Veja a guerra contra a Ucrânia. Não tem justificativa humana para essa invasão russa. As diferenças geopolíticas deveriam ser acordadas via diplomacia, e não através de tanques com seus canhões, que resulta na morte de milhares de civis – crianças, idosos, mulheres. Criando uma crise humanitária jamais vista: o número de refugiados passa de milhões. Cidadãos, fugindo às pressas com apenas a roupa do corpo. Abandonando suas casas que foram destruídas pelas explosões. Tudo isso, porque um senhor, presidente de uma superpotência, equipada com a mais alta tecnologia bélica, quer resolver seus problemas de fronteira, segundo sua crença, na marra. Invadindo um país irmão, que possui um exército infinitamente inferior, bombardeando escolas, hospitais e áreas residenciais, afirmando numa retórica mentirosa, dizendo que seus misseis não estão atingindo civis. E ainda, cinicamente argumenta que não declarou guerra à Ucrânia, e sim uma operação especial para combater “nazistas”. Nas entrelinhas, sabemos que é na realidade uma guerra da Autocracia, contra a Democracia.

Nem a maioria dos países democráticos, se posicionando contra ele, impondo-lhe sanções rígidas parece sensibilizar este senhor. Não acredito que o povo russo está sendo informado do que realmente está acontecendo nesta guerra. Se assim fosse, acredito que a guerra já teria terminado, ou nem teria começado.

O que justifica uma atitude desta? Me parece uma atitude irresponsável, de um ser humano desiquilibrado. Cadê a diplomacia? Somos crianças ainda brigando por nossos brinquedos. É melhor guerrear, do que compartilhar a paz. Onde será que está a dignidade humana nestes senhores da guerra que querem ditar a ordem do mundo. Como adultos deveríamos ter segurança de vida e liberdade de expressão.

Não tenho palavras para classificar essa carnificina, em nome da geopolítica. Deus orai por nós e por esse invasor inconsequente...

jaeder wiler
Enviado por jaeder wiler em 01/04/2022
Reeditado em 01/04/2022
Código do texto: T7486013
Classificação de conteúdo: seguro