Corrente do Bem*

Um garoto negro de vinte e um anos está sentado na praça principal do bairro, eram sete e pouco da noite. De repete, pá pá pá. Um corpo caído no chão, mais um corpo caído no chão. Isso foi há alguns anos.

Um quarentão católico acorda às cinco e pouco da manhã, o Sol mal acordou. Dez ou mais adolescentes o esperam na quadra do bairro, ele era nosso treinador. Cinco vezes por semana fazíamos essa mesma rotina, segunda, quarta, sexta, sábado e domingo. Por quê fazíamos isso? Pois somos brasileiros e somos apaixonado por futebol; há um Pelé, um Romário, um Ronaldo, há um Neymar nos sonhos de cada garoto que ama futebol. Mas por que aquele quarentão católico que tinha dois filhos fazia aquilo? Poderia ser paixão pelo futebol também e também era. Mas ás vezes minha cabeça sempre curiosa de adolescente perguntava: o quê mais?

Tinha uma família para sustentar, trabalho, filhos para dar exemplo, esposa para cuidar, mas mesmo assim... Mesmo assim lotava o carro de garotos para jogar um campeonato qualquer em algum lugar qualquer de Jacobina. Pagava suco, lanches, não cobrava nada. Ele era nosso técnico, nosso orientador, puxador de orelha, companheiro de resenha, muito embora já pensamos em "demiti-lo" algumas vezes. Então por quê? Isso foi há muitos, muitos anos.

Isso foi há alguns anos. Um garoto negro de vinte e um anos está sentado na praça principal do bairro, eram sete e pouco da noite. De repete, pá pá pá. Um corpo caído no chão, mais um corpo caído no chão. Eu soube da notícia e fiquei perplexo. Antes de pensar na dor da família, na violência, nas drogas, no tráfico; eu pensei: " Era por isso que Agnaldo fazia o que fazia, ele estava tentando evitar isso, ele estava tentando salvar vidas e almas ". Isso foi há alguns anos.

Agnaldo agora se foi de maneira surpreendente eu diria. Alguém que sempre prezou pela saúde foi "traído'' pelo próprio coração. Não pude agradecê-lo nem dizer que agora entendia seu objetivo, e não era ganhar campeonatos de futebol, não era só isso. Mas seu legado ficou. Espero contar esse legado durante e vários e vários anos e começarei assim, " isso foi há alguns anos ".

*Quem puder, assista esse maravilhoso filme com Kevin Spacey , Helen Hunt , Haley Joel Osment e que tem até Jon Bon Jovi no elenco.