Marcante mês de abril

 

 

O mês de abril é positivamente marcante. Até mesmo pelo seu nome é que deveria abrir a contagem de cada ano civil e comercial, pelas seguintes razões:

 

Janeiro começa com a "galera" de férias, a exemplo dos tribunais e fóruns, do meio político, das escolas etc. E haja sol de verão!

 

Fevereiro, às vezes março, é carnaval e paralisam-se os serviços públicos, permanecendo apenas os essenciais, e a "galera" “cai na roda de samba” e é praia e fantasias. No restante, a vida se reduz a cinzas e quaresma e muita cautela.

 

Enfim, chega o mês de abril, "abrindo" o ano civil e comercial, com as suas tardes outonais. A natureza preparando-se para o inverno.

 

Abril é positivamente marcante pelos seguintes motivos:

 

Começa com o “dia da mentira”, um desafio para que possamos começá-lo em favor da “verdade”.

 

Dia 02 de abril de 1910, nasceu Chico Xavier, a meu ver, o maior espírita e eleito o maior brasileiro do século XX.

 

(E com muita alegria e muita felicidade, nasceu no dia 02 de abril de 2001, a minha filha caçula Yandra. Tudo perfeito!)

 

Dia 18 de abril de 1857, ocorreu em Paris o lançamento da primeira edição de “O Livro dos Espíritos”. E, com ele, inaugura-se a Doutrina Espírita.

 

Dia 19 de abril comemora-se o dia dos “donos da terra”, dos nossos irmãos indígenas, merecedores de nosso respeito e carinho.

 

Dia 21 de abril, o dia da inconfidência mineira, liderada por Tiradentes, o patrono da civilização brasileira.

 

(Agora, aqui vai o nosso destaque para o dia 22 de abril, o aniversário do descobrimento do Brasil, que, por incrível que pareça, não é comemorado com feriado e, ainda, para muitos brasileiros essa data passa em branco)

 

Há quem fala que a revolução de 1964 teria ocorrido no dia 1º de abril, no “dia da mentira”. Mas, por que 31 de março de 1964?

 

E, neste ano de 2022, devido a estes tempos pandêmicos, por conta da covid-19, o mês de abril será coroado com o carnaval fora de época, previsto para acontecer entre os dias 20 e 23.

 

Ah, como são marcantes os meses de abril!

 

Yé Gonçalves
Enviado por Yé Gonçalves em 04/04/2022
Reeditado em 04/04/2022
Código do texto: T7488125
Classificação de conteúdo: seguro