Elevador é uma espécie de meio de transporte de acesso universal. Em tempo de verticalização das construções, cedo ou tarde terá que usar um ou morrer sem fôlego na subida das escadas.

Quando um fumante adentra o recinto a sensação é de que estamos presos à atmosfera da nicotina com alcatrão. A fumaça impregna nas vestes, de modo que, passivamente, passamos a carregar em nossa pele o vício alheio.

Assim também é o pensamento, como outrora dizia Eça de Queirós, "pensar e fumar são duas operações idênticas que consistem em atirar pequenas nuvens ao vento". 

Ao fumar produzimos nuvens tóxicas para a saúde do corpo, individual e coletivamente.

Ao pensar criamos teorias e constatações representativas.

Logo, ao escrever, como quem processa seletivamente, estaríamos nós, diante da representação do pensamento, condicionada às exigências externas.

Duvido e faço aposta a valer, se seria capaz de opinar oralmente sobre a postura diária do seu chefe diante dele.

- Já pode providenciar um novo emprego! 

Desse modo, raríssimas vezes representaríamos o que pensamos, a não ser quando acidentalmente batemos o dedo mindinho na quina da porta: no impulso, palavrão à pronta entrega. 

No mais, estamos todos, guardando nossos pensamentos na gaveta da emoção até a próxima rebelião.

E quando começa, haja colchas pra queimar! Prisões, prisões, prisões sociais... E uma pitadinha de teatro, claro! Quem nunca representou?

 

 

Mônica Cordeiro
Enviado por Mônica Cordeiro em 05/04/2022
Reeditado em 05/04/2022
Código do texto: T7488826
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.