Poema de ...
 
Um casal de amigos, Professores de Artes como eu, deu à única filha um nome poético – literalmente poético. A sonhada menina chegou, e envolvidos por intensa ternura a chamaram pelo nome Poema. Coincidentemente, os pais têm sobrenome de poeta e a batizaram apenas com o primeiro nome e o sobrenome do pai. Por razões óbvias, vou omitir o sobrenome verdadeiro, mas, para dar uma ideia, seria algo como “Poema de Camões”. 

Poema cresceu e não mais vi a família. Não sei como ela lida com o seu nome agora, já que é uma adolescente. E eu fiquei pensando em como se sentem as crianças com os nomes, digamos incomuns, que recebem dos pais, ou que, simplesmente, não gostam deles. Meus vizinhos do lado têm uma auxiliar semanal que odeia o próprio nome (Cremilda) e se apresenta como Clemilda, o que lhe permite ser chamada de Cleo. Ela diz que seu maior sonho é conseguir a troca na justiça.  Um processo demorado e difícil...

Lembrei da Poema e dessa questão ao ler recentemente as histórias dos nomes dos filhos da Baby Consuelo - batizada Bernadete Dinorah - e hoje Baby do Brasil. "Sarah Sheeva, Zabelê, Nana Shara, Pedro Baby, Krishna Baby, Kriptus Gomes" são os nomes dos filhos da Baby e do Pepeu Gomes. Ok! São filhos de artistas que se tornaram artistas e, com exceção da primeira filha que fez a troca do "Riroca" para o nome Sarah, lidam bem com seus nomes desde a infância. A ideia da Baby era que ela "queria cooperar com nomes novos", nada dos comuns para os seus rebentos. 

Agora o filho mais velho, Pedro (um nome comum, dado em homenagem ao pai, porém acrescido do Baby para não ficar assim tão "comum"), também se tornou papai. E, adivinhem o nome escolhido para o bebê!  
Dom Pedro Baby...

Pois é... Artistas e Poetas são assim... livres, leves e... apenas um pouquinho..., loucos.


   

Menos eu...  





 
O que é que há, pois, num nome?
Aquilo a que chamamos rosa,
mesmo com outro nome,
cheiraria igualmente bem
”.   
 (William Shakespeare)
 



_***_



Um lindo Redonde do Poeta e Mestre Jacó Fiilho
que recebo com apreço e carinho!


NÃO SEI MEU NOME
 
Não tem nome, nossa alma,
Aos olhos dos encarnados.
Então se houver ressalva,
Por você não ter gostado,
Pense que você é luz,
Filho de Deus, tal Jesus,
E tente manter a calma,
Pois logo será passado.
Não tem nome, nossa alma,
Aos olhos dos encarnados.

(Jacó Filho)

 
 










Imagem: Google
Marise Castro
Enviado por Marise Castro em 06/04/2022
Reeditado em 08/04/2022
Código do texto: T7489550
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.