Tipos de discurso

As pessoas se empolgam com discursos emotivos, cheio de intelectualidade, sem contar os que prometem o paraíso na terra, só que comigo é bem diferente.

O motivo é bem simples: não me empolgam e tampouco me convencem.

Pois para mim já deu na telha, não quero nem ouvir, muito menos sair por aí falando, reproduzindo e pregando o que o senso comum diz por aí e quer ouvir.

Histórias de pessoas que chegaram ao fundo do poço e deram a volta por cima e aqueles que surpreenderam muitos com sua capacidade, inteligência e talento, são muito mais atraentes ao meu ver. Meus ouvidos estão abertos a história de pessoas que superaram e ainda superam todas as barreiras impostas a nós e atravessam os muros das divisões sociais, políticas, econômicas e culturais. Como é bom saber que tem gente vinda de baixo indo para a universidade.

Como é bom saber que há pessoas que antigamente não queria nada com a vida, agora é atuante na comunidade e vive trabalhando para sua melhora. E aquela mulher antes analfabeta, hoje está comandando um sarau e se formando advogada.

Isso me inspira além de me dar forças para continuar a lutar sem entregar os pontos.

Louco? Sou mesmo! Porque pessoas loucas são as que mudam o mundo e não as consideradas normais.

Loucos criam, enxergam onde ninguém vê, falam daquilo que muitos não querem ouvir e não possuem a coragem de dizer.

Eu gosto dos loucos, por isso, adoto o discurso dos loucos, o meu tipo de discurso preferido.

(2015)