ANCESTRALIDADE

Doce de goiaba como vovó fazia...

pegar as goiabas, depois de lavadas cortadas ao meio ...

retirar o miolo dos frutos e depois de pré cozimento...

a massa deve ser passada numa peneira para a retirada da semente...

e depois levar ao tacho com a poupa da fruta...

adicionando açúcar na quantidade necessária, adicionando água até formar aquele suco homogêneo... com colher de pau inicia o processo de mexer por horas até se obter o ponto desejado, normalmente quando a massa adquire a cor vermelha e começa se a ver o fundo do tacho.

O processo é lento e aí a importancia

da ancestralidade propriamente dita.

No meu caso... minhas lembranças voltam para aqueles tempo n as fazenda da Mata com vovó!

" Nesse conto, a história, o tempo e a ancestralidade são instrumentos de concretização ..." de algo que remonta a tempos passado n'algum tempo, lugar em que se viveu, viu, aprendeu e depois de muitos anos consegue segundo sua memória olfativa, sensorial, visual, e buscar resultado como de outrora...!

".. sem barreira de terceiros, vivendo, se vendo e vendo o outro como partícipe que mantém seu olhar pairando no passado e no presente,"

Buscando por resultado o mais próximo a sua lembrança sensorial afetiva ...!