O alinhamento dos planetas

Sou fascinado pela Astronomia desde a minha infância. Não existe um denominador comum entre os cientistas astrofísicos, que dizem saber apenas 4% sobre o Universo. Há muitas teorias e poucas verdades. Em 2006 o planeta Mercúrio foi rebaixado a categoria de planeta Anão por achismo. Outros cientistas querem a sua volta.

Conforme a astronomia o sistema solar é composto de 8 planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno; e 5 planetas anões: Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris. 5 planetas são visíveis a olho nu, ou seja, Mercúrio, Vênus, Marte, Saturno e Júpiter. Mercúrio por estar mais próximo do Sol é mais difícil de ser observado.

Hoje (20-04-2022) despertei-me por volta das 05 horas para ver o alinhamento de 4 planetas antes do nascer do Sol. São eles respectivamente de baixo para cima: Júpiter, Vênus, Marte e Saturno. O céu por estar limpo, sem nuvens ou neblina permitiu-me vê-los com clareza. O mais brilhante é Vênus, conhecido na antiguidade por estrela D’alva. Júpiter é o segundo mais brilhante. Marte é avermelhado. Saturno por estar mais distante é o menos brilhante.

No dia 25 voltei a observar o fenômeno. Percebi que Júpiter está se aproximando de Vênus. Marte e Saturno estão se separando. A Lua na fase Quarto Minguante apareceu entre Marte e Saturno. O fenômeno só é possível devido os planetas do sistema solar estarem num mesmo plano em órbitas quase circulares e em sentido anti-horário (de oeste para leste), exceto Mercúrio e Plutão. Vênus e Urano também têm uma rotação horária contrária aos demais planetas. Júpiter deve ultrapassar Vênus e Marte e se aproximar de Saturno, seu companheiro de longas jornadas. O fenômeno do alinhamento dos planetas deve demorar a se repetir!

Goiânia, 26-04-2022

Alonso Rodrigues Pimentel
Enviado por Alonso Rodrigues Pimentel em 26/04/2022
Reeditado em 27/04/2022
Código do texto: T7503321
Classificação de conteúdo: seguro