Filosofia do Pau-Brasil

Uma árvore com um DNA repleto de história, encorpada com uma gloriosa miscelânia de cores que retrata a diversidade brasileira em todos os seus aspectos, além de tudo possui ainda uma notoriedade simbólica em vista do seu nome ser a inspiração do nome do nosso país.

Ontem, durante um breve passeio vagaroso pelos caminhos da florestinha do Museu Mello Leitão, ao observar o Pau-Brasil sentinela do centenário canhão, passei a filosofar a respeito do contraste entre o vermelho que se pintava no tronco da árvore e o verde e amarelo de suas folhas e flores, que ainda eram ornadas com uma pequena mancha carmesim em uma das pétalas amareladas. Essas características tão evidentes contam inúmeras histórias e narram as radicalidades do presente.

Abundante no litoral brasileiro nos idos das grandes navegações, despertou grande interesse econômico dos portugueses que aqui pisaram. O velho mundo se pintava com a tintura avermelhada proveniente do tronco da árvore, que foi sendo dizimada do território brasileiro devido ao seu valor lá fora. Esse “corante” encontrado no tronco do pau-Brasil é chamado brasileína e, como o próprio nome diz, cor que faz alusão à brasa. Além da tintura, a devastação da árvore supriu também o fino mercado comercial europeu, pois a madeira apresenta propriedades acústicas únicas que a tornou especial para o fabrico de violino, sendo considerada insubstituível em termos de qualidade de propagação do som por suas fibras.

Antes abundante, atualmente o pau-Brasil é um símbolo nacional da resistência à degradação ambiental. É uma árvore que se encontra ameaçada de extinção e possui pequenas populações remanescentes, como pequenas amostras da exuberância daquelas baitas árvores encontradas na era colonial.

Além dos tempos sombrios em termos ambientais, vivemos também um período de grande polarização política, de separação e duros discursos de ódio. Quando vejo alguém falando "nossa bandeira jamais será vermelha", banalizando a liberdade, penso logo na árvore que deu nome ao Brasil. Além de todo seu histórico ela é um verdadeiro símbolo de democracia, onde cabe o verde e amarelo, o vermelho, o pardo, o negro, branco. Flores amarelas com manchas avermelhadas, tintura vermelha, folhas e frutos verdes, casca parda e as que se desprendem ainda possuem uns fiapinhos pretos e uma "pele" mais clarinha. Esse é o Pau-Brasil, muito mais que uma árvore da história da colonização do Brasil, um verdadeiro símbolo da democracia, de resistência à repressão e à destruição.

Pau-Brasil, uma árvore que nos provoca diariamente a repensar o Brasil de sempre.