Das Minhas Lembranças 26

Em 2006 a mídia corporativa batia impiedosamente no Partido dos Trabalhadores e em suas principais lideranças, por conta das denúncias do mensalão, iniciadas em 2005. Joaquim Barbosa fora alçado à condição de Herói Nacional. Todo dia, uma denúncia envolvendo Delúbio Soares, o Deputado José Genuíno, Silvinho Pereira, José Dirceu, o Deputado João Paulo Cunha, o marqueteiro Duda Mendonça, o empresário Marcos Valério, suposto operador do mensalão, também chamado de caixa 2.

É nesse contexto que vou fazer parte da Executiva Municipal. Como disse anteriormente, com a saúde abalada e nuvens obscuras sobre minha cabeça. A reeleição de Lula corria sérios riscos.

Ainda está vivo em minha memória, o debate ocorrido numa reunião do diretório municipal. Estávamos perplexos com as denuncias de corrupção martelada cotidianamente. Ninguém se conformava com o recebimento de propinas por parte de lideranças e membros do governo Lula. A indignação era tanta, que o companheiro José Geraldo propôs desfiliação em massa. Apesar das tais nuvens sobre a minha cabeça, um raio de lucidez me levou a pedir calma, devagar com o andor, que o santo é de barro, disse na ocasião. E disse mais: que deveríamos pensar num golpe contra o governo, às vésperas da eleição presidencial. Eu tinha sérias dúvidas da veracidade das denúncias, que precisávamos esperar os desdobramentos. A proposta de desfiliação foi abortada. Enquanto isso, Joaquim Barbosa bombava nas manchetes: O menino pobre que veio salvar o Brasil. Eu dialogava com os meus botões, que havia uma conspiração em curso. Todo dia o Jornal Nacional exibia tubos de esgoto jorrando dinheiro. Foi um momento difícil, que deixou sequelas. Muitos e muitas, decepcionados, saíram do partido. Assim como outros tantos e tantas, decidi que não poderia abandonar o barco naquela altura. Travamos o bom combate. E Lula se reelegeu e continuou implementando políticas de inclusão social, assim como Marília Campos, que se reelegeria em 2008.

Em 2010, apresentei minha carta de desfiliação. Sobre a minha saída do partido, contarei no próximo capítulo.