A distância entre a vida e o tempo

Crônica / Reflexão

A distância entre a vida e o tempo

Ao se deparar com uma dificuldade em sua vida, um problema adverso, de algo incomum que aborrece, lhe deixa furioso, lembre-se de que tudo passa. E a vida passa tão depressa, que nem temos tempo de nos despedir de quem mais amamos. E esse é o maior sofrimento daqueles que guardam sentimentos de remorsos. Tudo passará e você verá que de nada adiantou viver uma vida de mentiras, de ilusões mundanas, vazia, sem nenhum sentido.

O tempo se incumbe de tudo. Um dia nos concede o direito à vida, nos traz ao mundo, nos faz acreditar em fantasias em contos de fadas. E tão logo mais, nos traz os sonhos e esperanças. São tantas ilusões, paixões, fortunas, uma vida de luxúrias e farta. Logo mais, o tempo lhe dá um aviso que tudo passará e vai rir, zombar e fingir que não entendeu nada.

Mas o tempo, como tudo, passa e passará e logo mais, dará mais um passo. Começa a perceber que está ficando sozinho, e que sua estrada está se abreviando e que tudo que conquistou não te trouxe a tão sonhada e almejada felicidade. Começa a refletir, fazer um balanço e a olhar para trás.

E agora que se encontra na maior e melhor idade, tem dinheiro, as mais belas mulheres, bens materiais, uma vida de riquezas, não lhe falta nada, ou melhor, começa a enxergar a vida de modo diferente. E ao fazer sua análise, vai perceber que está sozinho, não tem paz, vive um mundo vazio e que tudo que tem não vale um vintém, porque lhe falta tudo no campo espiritual. Tem pessoas que vivem sem saber porque vivem e existem pessoas que morrem sem perceber porque morreram e, assim, é distância entre a vida e o tempo.

O privilégio de chegar nessa idade, é de quem pode olhar para trás, encher os olhos de lagrimas de felicidade e ser grato ao universo pela oportunidade do dever cumprido. E nessa fase que a vida vai lhe deixar entristecido, talvez pensativo. Verá que o tempo passou, como deveria passar. Está ficando fraco, a memória se apagando lentamente, cabelos amarelados e o seu corpo em fase de deformação, definhando, cansado, maltratado pela provações da vida, formando grandes feridas expostas, lhe expondo de forma melancólica, lhe humilhando vergonhosamente.

E nesse dia e nessa hora, vai se lembrar de que, num determinado momento de sua vida, o tempo lhe avisou que tudo passaria, mas só não acreditou como ainda zombou não é verdade? A distância entre a vida e o tempo será a distância entre você, Deus e os seus. Reflita e viva sabendo porque se morre e quando chegar a morte, morrerá sabendo porque viveu. É a lei da continuidade da vida.

Edimilson Eufrásio
Enviado por Edimilson Eufrásio em 05/05/2022
Reeditado em 05/05/2022
Código do texto: T7509569
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.