AS ÁRVORES E AS MÃES


 
 
  
Duas criações de Deus. Duas bênçãos para a humanidade. Dois seres maravilhosos e imprescindíveis nas nossas vidas.
Sem as árvores não existiriam florestas. Sem florestas não existiriam os pássaros; não teríamos sombras e muito menos controle do meio ambiente; não vingariam as nascentes, os córregos, os rios e nenhum ser animal sobreviveriam.
Sem as mulheres, mães, responsáveis pela maternidade de todos os seres humanos que habitam a Terra nada aconteceria. O mundo simplesmente não se faria presente.
Dos rebentos das arvores, centenas de milhares de outras surgem e os seus frutos nos alimentam, bem como alimentam todos os animais racionais ou irracionais. Uma árvore não nos cobra nada pelos frutos que nos dá generosamente a vida inteira.
Ah! Dos rebentos das mães nasceram, nascem e certamente nascerão os gênios responsáveis pelo progresso do planeta e da humanidade.
Ambas, árvores e mães são para nós pobres e frágeis mortais, os corações, os pulmões e todo ar que respiramos.
Parodiando o tema do meu amigo Alexandre Jásara, “Para Que Serve Uma Árvore” juro de pés juntos que não conheço uma única alma viva que em algum momento de sua existência não clamou por sua mãe ou por uma árvore.