O PADRE DIVERTIDO

“O PADRE DIVERTIDO”

O Padre Divertido

Vento Lusitano

Trafegando por meus pensamentos, fiz parada em um tempo longínquo, ainda era menino, lembrei que presenciei a bênção da balança. Explico: A minha cidade realizava a primeira Exposição Agropecuária, também a primeira da região, era um dia bonito, céu de brigadeiro, a fita de abertura já havia sido cortada. Os munícipes estavam todos alegres. A multidão se aglomerava próximo a um cercado, a uma mangueira onde estava localizada a recém adquirida balança de pesagem dos animais. O Padre da Paróquia local, o qual era obeso, possuindo um corpo bem avantajado, aproximou-se da mesma e em voz alta e firme disse: “Agora vou dar a bênção da balança. A balança que irá pesar o maior touro do município”. Em ato continuo subiu na mesma, os risos começaram suavemente e foi aumentado, não demorou todos riam. O Padre não entendendo ainda completou: “A balança é nova e não falha na pesagem” os risos continuaram.

Esse mesmo Padre gostava muito de caçar, na época não havia proibição, certa vez ele fez uma seva para paca ao lado de um riacho que ficava aos fundos da Capela, no interior do município, onde em todas às sextas-feiras à noite presidia a missa. Lá chegando, ao finalzinho do dia, foi até a seva e armou a espingarda. No decorrer da missa, a armadilha disparou e todos ouviram o som do tiro, o Padre de imediato, entusiasmado, e sem refletir falou baixinho se esquecendo que o microfone estava ligado: “Vou fazer assada”. Quando percebeu que estava em plena homilia tentou disfarçar, consertar o que havia dito, disse: “Assada eu quis dizer que será a carne de porco quando da festa da Padroeira”. Como se diz: A emenda ficou pior que o soneto.

Era um Padre bom e divertido. Deixou boas lembranças.

Vento Lusitano
Enviado por Vento Lusitano em 06/05/2022
Código do texto: T7510572
Classificação de conteúdo: seguro