A Mãe que eu queria ser

Na tentativa de acertar como mãe, falhei tanto! Ser mãe não vem com uma fórmula a ser seguida, não vem com um manual de procedimentos, tenta-se seguir os caminhos do coração, do amor, da ética e do bom senso pra ser a mãe perfeita, que idealizamos…e sinceramente passei tão longe deste ideal. Hoje ao tentar analisar o passado, o meu ideal imaginário de ser mãe, sinto que não consegui ser o melhor de mim. E fico pensando que não abracei o suficiente, eu nem sabia na época o que era abraçar o suficiente, hoje eu já tenho este conhecimento, não beijei como deveria, e acho que houve carência de amor e carinho, penso que meus filhos mereciam mais, e as brincadeiras? Não brinquei as brincadeiras de crianças, pois eu estava naquele tempo preocupada em ser a mãe perfeita para formar cidadãos perfeitos, eu e a minha mania de perfeição… e pra que isso acontecesse eu esquecia de brincar e só pensava na seriedade das tarefas, nas cobranças, esqueci de ser criança junto com as minhas crianças, talvez naquele momento eles também precisassem de uma mãe criança, não brinquei de pega - pega, de pular amarelinha, ah! como é difícil a arte de ser mãe! Mas, ainda pensando naquela época, nunca deixei de ir torcer nos campeonatos de futebol, basquete e nos festivais de balé, eu era a primeira fila, da torcida e me emocionava tanto, muito orgulho daqueles pequenos que eram meus, na minha ânsia de acertar deixei passar tantas coisas, na correria do dia a dia, acho que em alguns momentos eu fui omissa de amor total, perdi o equilibro muitas vezes para cobrar filhos perfeitos, hoje sinto que deveria ter sido o inverso… Nas minhas interrogações não sei se consegui ter mais acertos do que erros… mas eu me orgulho dos cidadãos que deixarei para o mundo… nas minhas interrogações sobre a criação eu me pergunto sobre o amor, o carinho, e o tempo que os deixei sozinhos para cumprir minha outra missão, ser profissional. A mãe que eu queria ser, convive com o fracasso e perdoa-se, segue em frente tentando corrigir o que ainda pode ser corrigido… se me fosse dada outra oportunidade, mudaria muitas coisas, principalmente voltaria a ser criança com meus filhos, e substituiria o peso da perfeição pela leveza do amor.

Iracema Patrício