É tempo de enfrentar o novo

Já reparou que toda vez que você vai enfrentar uma situação nova isso te causa uma sensação incômoda e você pensa que gostaria de ser como o fulano, que é bem mais seguro pra essas coisas? A verdade é que ninguém é preparado para as dificuldades das novas situações.

A nível espiritual esse processo funciona mais ou menos assim: quando uma criança vai nascer, ou qualquer outra coisa nova vai ser formar, o universo movimenta forças que estavam latentes até então. Vários seres de nível espiritual, ou energético se você preferir, irão lutar para adquirir forma. Por este motivo, de acordo com a intensidade do elemento criado, o caos inicial será proporcional. Você certamente já ouviu falar que “das trevas se fez luz”, ou que o universo foi formado “a partir do caos”. Se todas as coisas são universos em pequena escala, tudo que é criado gera um pequeno “caos” inicial que é ocasionado pelas forças que começam a ser movidas. Portanto, nem o homem mais influente deixa de sentir a agitação decorrente de um projeto que inicia, pois somos suscetíveis às vibrações do universo que nos cerca.

Nestas circunstâncias, em que o ambiente inicial é meio delicado, é preciso manter uma posição de espera, não ser precipitado e buscar o apoio de outras pessoas se for o caso, para que possam encorajá-lo. O natural também é que você prepare o novo ambiente. Da mesma forma que se prepara a vinda de um novo filho, buscando o necessário para ampará-lo e mantê-lo, assim se deve agir com todos os novos projetos. Ninguém deve sair de casa para viver sozinho sem estruturar-se, assim como é preciso organizar com lucidez o plano de ação de um novo trabalho.

Se o caos inicial parecer impor obstáculos que você não consegue ultrapassar, o melhor é não “forçar a barra” e refletir. Manter firmemente a meta e adotar uma posição humilde pode atrair a solidariedade daqueles que têm condições de te ajudar a enfrentar essas dificuldades iniciais.

Em contrapartida, existem ocasiões em que as circunstâncias exigem que você tome uma atitude, mas você sente que sozinho não será capaz, então não seja orgulhoso, pois esse tipo de orgulho está mais para arrogância. E faço questão de apontar o grande motivo para pedir ajuda: é que será ótimo para você, treinar a abnegação e polir essas arestas da sua certamente difícil personalidade, que o faz acreditar que deve “se ferrar” sem pedir ajuda.

A sabedoria chinesa afirma que é preciso ter muito cuidado com pessoas que aparecem com soluções milagrosas, principalmente se você não conhecer bem quem está oferecendo está repentina “luz no fim do túnel”, pois você pode descobrir que na realidade o que aceitou foi um “buraco negro”. As saídas desesperadas e precipitadas para situações de entrave, geralmente acabam muito mal. O mais sensato é conter-se ou buscar orientação correta.

Tem também aquela situação em que já estando tudo confuso, o pessoal tende a tumultuar um pouco mais, e quanto mais você tenta explicar, mais se enrola. Se as pessoas estão distorcendo tudo que você fala significa que não estão te ouvindo, portanto não dá pra levar nenhum projeto muito grande a cabo, já que “você falando e um gato miando está dando na mesma”. O melhor então é realizar as coisas por etapas até que suas intenções fiquem claras para todos.

E finalmente, pode acontecer que diante do primeiro grande obstáculo você considere o fardo pesado demais e decida renunciar à luta. Bem, então vou lhe dizer o que Confúcio pensava sobre isso, mas sem usar suas quase indecifráveis metáforas orientais. Ele afirmou que não pode haver neste mundo coisa mais triste do que uma pessoa que se debruça para “chorar sobre o leite derramado”, e se o obstáculo é uma realidade, junte toda reserva de força que você tem, erga sua cabeça com dignidade e prove ao universo que você é capaz de se manter na batalha até o final.

Carmem L Marcos
Enviado por Carmem L Marcos em 24/11/2007
Código do texto: T751308
Classificação de conteúdo: seguro