MUDANÇAS DE HÁBITOS

O tempo avança sem dar trégua e com isso chegam as mudanças em nossos hábitos, em nossos pensamentos e em nossos horizontes. O que era importante e tinha valor até pouco tempo atrás, já não faz o nosso Eu se agitar como antes, além de, muitas vezes, não ter mais sentido algum.

Começamos então a dar valor a algo mais sólido, algo que realmente nos acrescente amor e alegria em nossa vida, às vezes já um pouco cansada e desiludida com tantos desencontros no dia a dia. Mesmo sendo a vida “a arte do encontro” como bem disse Vinícius, hoje, infelizmente, isso fica apenas na canção.

Passamos grande parte de nosso tempo acumulando coisas que se tornarão fúteis e descartáveis, além de discutirmos por verdadeiras bobagens que nunca levam a nada de útil. Muito pelo contrário, apenas nos desgastam e, por vezes, acabamos fazendo o papel de verdadeiros idiotas arrependidos.

Durante a passagem costumamos não dar o devido valor às pessoas que estão sempre ao nosso lado, seja família, sejam amigos ou até colegas de trabalho que podem se tornar amigos, sim, desde que não criemos nuvens de competição e preconceito. E o tempo vai passando até chegar num ponto irreversível, onde não dá mais pra recuperar o bem estar depois de tanta bobagem, tanto desprezo e tanta ignorância.

Hoje, quando já tenho muito mais tempo vivido do que aquele que me resta, relembro as besteiras cometidas ao longo da minha existência que, se não foi inócua, poderia ter sido melhor, mais sincera e mais presente.

Pela natureza do meu trabalho na indústria até o ano de 2000, quando viajava muito, tenho certeza de que não estive com meus filhos como deveria ou, pelo menos, como eles mereciam. E isso eu não me perdoo. Na época não pensava nisso, mas hoje sinto dentro de mim os reflexos dessa minha conduta.

Não vou me estender muito, pois este texto tem assunto para um pequeno livro que, se tiver tempo, pretendo ainda escrever.

Olha, amigo(a), aproveite cada momento da sua vida ao máximo.

Valorize e passe o maior tempo possível com as pessoas que você ama e torne esses momentos inesquecíveis, pois poderá ser a última vez que vocês estarão juntos.

Enalteça a sua vida. Tem muita gente pensando em superficialidades, esquecendo-se de que a vida é um sopro e daqui não levamos absolutamente nada.

O sentido da vida está em relacionamentos. Com Deus e com o próximo. Você já deve saber que em um momento se vive uma vida e a vida é aquilo que acontece ao longo da nossa passagem.

Ou em outras palavras: a maneira como transcendemos, crescemos, convivemos e construímos.

-xx-x-x-x-x-