QUO VADIS, DOMINE?

QUO VADIS, DOMINE?

Para onde vais, Senhor?

Pela história da Igreja, ficamos sabendo de fatos maravilhosos que aconteceram no início do Cristianismo. Um deles, relatado na expressão acima, nos fala de um momento em que o Apóstolo Pedro, fugia de Roma, com medo da perseguição romana.

Era madrugada, densa de nevoeiro, Pedro saía de Roma, Cidade onde se fixara,, Centro do Mundo, para proclamar o Evangelho a todas as Noções, por receio dos romanos.

Em sua fuga noturna, avistou ao longe, meio encoberto pelo nevoeiro, vultos de pessoas que arrastavam alguma coisa.

Ficou alarmado, poderia ser uma guarda romana, à sua procura, e se preparou para o pior.

Quando chegou mais perto, viu que era um homem, arrastando pesada Cruz. Ao fixar Seu rosto, reconheceu Jesus Cristo, como no Calvário, sob o Madeiro.

Surpreso e emocionado, exclamou:

" - Quo Vadis , Domine? Para onde vais, Senhor?"

E o Senhor lhe respondeu:

" - Pedro, vou à Roma para ser crucificado, outra vez."

A visão se desfez, mas Pedro compreendeu que, assim como o Mestre, não poderia fugir de sua Missão. Lembrou que Jesus, no Jardim das Oliveiras, também tivera medo, ele estava lá e viu, mas se submeteu à Vontade do Pai.

Conta -nos a Tradição que, ali, naquele local, o Apóstolo enfincou no solo o seu cajado, que de imediato, floriu. Bem mais tarde, a Igreja ergueria, no mesmo lugar, uma Basílica, que recebeu o nome de Quo Vadis, Domine.

Pedro, após o reencontro com seu Mestre, voltou para Roma e, cheio do Espírito Santo, voltou a proclamar o Evangelho, sendo logo preso pelos guardas romanos.

Levado à Cruz, no momento de sua crucifixão, pediu a seus algozes que o crucificassem de cabeça para baixo, pois queria ter a cabeça, onde Jesus teve os pés. Não se considerava digno de morrer, exatamente, como Cristo.

Pedro, com a cabeça para baixo, morreu, com os olhos fixos no Céu, de onde esperava sua salvação eterna.

Quantas vezes nós, como Pedro, fugimos de nossa Cruz, abandonando tudo aquilo em que cremos, nos recusando a fazer a Vontade do Pai, em busca da sedução do mundo, esquecendo que temos uma Roma, onde fomos plantados para florir e dar frutos.

" - Pedro, João, Maria, Joana, estou voltando à Roma de nossos dias, para ser crucificado em seu lugar."

Faremos como Pedro, ou continuaremos em fuga de Roma, negando a Fé de nosso Batismo?

Pedro Lodi
Enviado por Pedro Lodi em 17/05/2022
Código do texto: T7518262
Classificação de conteúdo: seguro