O COLEGA PUXA SACO.

COLEGA "PUXA SACO" !

O COLEGA "SACA ROLHAS"

Por José Joaquim

De puxa-saco, sem noção, parlapatão e falastrão, todo mundo tem um pouco.

Mas, tais atitudes podem atrapalhar o ambiente e prejudicar a produtividade.

Por mais que a gente tente um bom relacionamento com os colegas de trabalho é essencial lembrarmos de que para o profissional consiga desenvolver as suas atividades diárias sem correrias desnecessárias, e manter uma atmosfera agradável na empresa, devemos trabalhar focados e com propósito naquilo que estamos desenrrolando.

Mas, eis que surge o colega "sem noção" lhe filmando para ver se você está no celular ou tomando cafezinho, e pode chegar ao ponto de falar alto, contar tudo o que acontece ao seu redor, e até na sua vida (para todos ouvirem) e fechando com chave de ouro, puxar o saco do chefe ou patrão na sala dele.

Será que é fácil conviver com um ou mais colegas com essas características?

Sim, porém, com muita cautela porque pessoas assim,prejudicam bastante o ambiente de trabalho e diminuem a produtividade.

Existem 10 tipos de colegas "sem noção", que podem atrapalhar o seu trabalho e pior ainda o da empresa.

As pesquisas, também indicaram como os profissionais podem lidar com essas situações.

Veja abaixo:

1) Fala alto e conta todas as histórias da sua vida sem ninguém perguntar

É porque algumas pessoas são carentes e precisam de atenção.

Elas querem é compartilhar o seu dia a dia e isso faz com que tenham que falar alto o tempo todo para que todos os presentes sejam

envolvidos, compartilhando seus problemas pessoais, desafetos, alegrias ou momentos de felicidade.

Ninguém precisa saber detalhes da vida particular de colegas que não sejam íntimos. "Falar alto atrapalha muito a concentração de quem não está envolvido na conversa".

2) Puxa-saco

"Excesso de polidez ou de elogios exagerados tiram a credibilidade de qualquer um".

O puxa-saco pode até ser um bom funcionário, mas o problema é que ele emprega seus talentos da maneira errada. "Ele se concentra no chefe ou patrão e não naquilo que a equipe e a organização esperam de um bom profissional", diz.

Além de prejudicar o clima organizacional, esse tipo de colaborador pode gerar as vezes desmotivação, intrigas e até o pedido de demissão de colegas que não aguentam esse comportamento dele (a).

3) Não respeita o limite de espaço dos outros

O bom senso é a palavra-chave neste tipo de situação. É preciso saber respeitar limites, não invadindo o espaço físico do outro, evitando dar conselhos não solicitados e não fazendo perguntas constrangedoras.

4) Brincalhão incontrolável, abestalhado.(a)

No ambiente de trabalho, como tudo na vida, o excesso estraga. E quando a pessoa não 'se toca' acaba exagerando com algumas

brincadeiras, que podem evoluir até chegar ao ponto do 'sem noção'. O bom senso conta muito".

É bacana ter alguém para descontrair um pouco o ambiente de trabalho. Mas, com moderação.

5) Sabe tudo e conhece tudo (gato mestre).

Todo mundo possui experiências e conhecimentos diferentes compartilhaveis.

Dê conselhos apenas quando pedirem", porque conselho e água só se dá quando pedem.

A percepção que a empresa tem sobre o funcionário pode fazer diferença na carreira. Trabalhar com entusiasmo e saber compartilhar suas experiências e seus conhecimentos lhe dará mais credibilidade e respeito junto aos seus colegas de trabalho.

6) Fofoqueiro

A fofoca é uma situação embaraçosa da qual ninguém, ou quase ninguém, consegue ficar imune.

É comum ter muitas fofocas no ambiente de trabalho e quanto maior a quantidade de funcionários, pior é.

Segundo ela, a falta de liderança é um dos principais fatores para que essa situação aconteça e, com isso, as conversas paralelas podem afetar negativamente o trabalho da equipe.

7) Reclamão

Pessoas pessimistas sugam a energia de qualquer um. Ouvir um desabafo de vez em quando faz parte do jogo, mas todos os dias

ninguém aguenta.

Porque quem está desmotivado não coopera com os outros e pode gerar uma cultura de desagregação.

O clima negativo atrapalha qualquer profissional, mesmo para aqueles que estão empenhados. Além disso, o hábito contagia.

8) Carreirista

As disputas e a competição são ingredientes que estão presentes no universo de trabalho, mas não podem ultrapassar os limites éticos,

Para manter um bom relacionamento com as pessoas é essencial manter a qualidade de vida e gerar clima amistoso

Que o profissional se afaste do carreirista.

É bom manter distância de pessoas que o usarão como 'escada' para subir na carreira.

9) Só conversa e não trabalha

Conversas e troca de ideias são comuns no ambiente de trabalho, mas não existe justificativa para deixar as obrigações de lado para conversar.

Compartilhe experiência trabalhando.

10) Finge que é bonzinho ou boazinha (principalmente)

Infelizmente ainda é comum encontrar profissionais que querem "puxar o tapete" dos colegas para conseguir melhores resultados na carreira e mostrar serviço ao patrão.

Esse tipo é muito comum. Se finge de bonzinho para aprontar nas costas dos outros. "Geralmente é aquela que está o tempo todo sorrindo, chama

de amigo (a), e te trata como a pessoa mais querida do mundo. Eles passam tanto tempo preocupados com o trabalho dos outros que nunca têm tempo para fazer o seu.

Esse é, provavelmente, o tipo mais perigoso. Nunca abra o jogo com ele e mantenha um relacionamento distante. Cuidado !

É possível resolver? E no dia a dia, como o profissional deve lidar com o colega "sem noção"? Sim.

E uma das opções é manter distância dele, mas sem desprezar os assuntos exclusivamente relacionados ao trabalho.

Vale a pena chama-lo (a) para um conversa e dizer que se há crítica construtiva fazer.

Se ainda assim não funcionar vale a pena procurar um nível hierárquico acima.

O ambiente de trabalho deve ser tranquilo, na medida do possível, a empresa deve favorecer o bom desempenho e boa execução das atividades, evitando os estresses provocados por atitudes de algum ou alguns funcionários.

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 19/05/2022
Código do texto: T7519706
Classificação de conteúdo: seguro