Por que a arca de Noé não tinha janelas?

Trocar ou buscar informações com ateus sempre geram discussões calorosas e nem sempre saudáveis quando o assunto é religião. Eles não arredam o pé de suas convicções.

Motivado por um documentário que havia assistido na televisão, um cidadão, que não sabia que seu interlocutor era desprovido de fé religiosa, perguntou porque a arca de Noé não tinha janelas. As primeiras respostas vieram em tom de brincadeira:

- Para que o macaco não tentasse fugir; para que alguns animais (o elefante, principalmente) não olhasse para fora e sentisse enjoo; a girafa com seu pescoção, não desse informações sobre o tempo; para que a onça não tivesse vontade de sair para beber água; se cruzassem com o Titanic, o pavão não querer ir lá se exibir; para que o cachorro, o gato e o rato fizessem as pazes; para a zebra não se envolver no jogo dos bichos e ...

A seguir, a outra explicação. Essa em tom professoral.

- Essa arca nunca existiu. Porém, vamos supor (só supor), que o relato bíblico seja verdade (parado nas montanhas do Ararat - Turquia). Que explicações razoáveis daremos para alguns animais aparecerem há milhares de quilômetros de onde ela parou? Como elefantes, girafas, leões e tantos outros foram para a África? O canguru na Austrália, a onça pintada na América, o panda na Ásia, o camelo no deserto de areia, o veado-vermelho na Inglaterra e os ursos no Canadá? Nadando?

- Se tivesse mesmo existido e sem janelas e com tantos animais, o mau cheiro seria insuportável. Nem o gambá aguentaria. Questione isso a um teólogo e você dará um nó ainda maior na cabeça dele. Ah, pergunte também se a cutia e o cuteu fizeram parte dessa viagem?

Não se tem conhecimento qual dos dois deu a conversa por encerrada.