Economia e Corrupção

Numa determinada palestra a que eu assistia sobre saúde, em que o médico abordava o tema "Medicamentos de Marca e Genéricos", cheguei a afirmar: "Engana-se quem imagina que a corrupção só existe no meio político."

Ora, se ele explicava que o genérico tem a mesma eficácia do de marca, salientando que o que vale é a substância, que é a mesma, por que não confiar?

Então, indaguei por que alguns médicos, ao passarem a receita, recomendam que comprem o de marca?

E todos ali presentes fizeram coro em relação a essa polômica. E o médico, didaticamente, defendendo a sua teoria, fez a sua ressalva. Bem, aí pode ser por uma questão desse ou daquele laboratório, que não cumpre com a dosagem correta em determinados medicamentos. Ou seja, rouba no peso. Por conta disso, outro médico levantou a mão e frisou: "E quem disse que isso também não pode ocorrer com o medcamento de marca?" E já saiu também pondo a culpa no laboratório. Enquanto isso, outro médico disse ter constatado, num genérico, que enquanto na bula constava 500 mg, na realidade sá havia 300 mg.

Assim, deixava evidente que o roubo estava no peso.

Entretanto, considerando que o genérico é o mais barato, é ali onde a corrupção pode se alojar. Por isso, o adágio de que "o barato sai caro." Em quem confiar?

Que os perítos nessa área façam a devida fiscalização para que não compremos gato por lebre, comprando um medicamento que funcione apenas como placebo.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 23/05/2022
Reeditado em 23/05/2022
Código do texto: T7521921
Classificação de conteúdo: seguro